Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 24-08-2009

A TENDÊNCIA PELO SOCIAL

A TENDÊNCIA PELO SOCIAL

Tudo bem que nem todas as pessoas têm disponibilidade para as ações voluntárias, mas vamos respeitar as que realmente têm, porque, sim, pasmem, para os que não sabem, elas existem. E acreditem que algumas pessoas fazem isso por puro e simples prazer em ajudar a uma causa, porque elas querem fazer algo útil, exercer o seu papel de cidadãs, zelar pelo coletivo e exercitar as suas potencialidades. Sei que é complicado falar em "dons", mas assim como alguns têm facilidade para a música, outros desenvolvem habilidades para comércio e negociações. Uns têm forte tendência para o esporte, outros gostam de mergulhar nos livros, e outros nascem com apreço pela solidariedade. Somos todos diferentes mas, na nossa diversidade, ilustramos o mundo com a nossa integração multivocacional. O que devemos para o mundo é viver em plenitude, e isso cada um faz a seu modo. Para as pessoas que dividem o mundo conosco, devemos respeito. Vamos respeitá-las então. Certo?

Estou envolvida com um projeto sócio-ambiental, algo que, na minha opinião é bárbaro, porque confere, a todos os envolvidos, a oportunidade da fazer uma ação positiva, que ajude a minimizar algumas ações de agressão ao meio ambiente, em uma comunidade, onde queremos beneficiar a qualidade de vida da população.

Na tentativa de divulgar o projeto, conversei com algumas pessoas, e me surpreendi com o pensamento de derrotismo que alguns demonstraram ter. Ouvi coisas como: "não mexe com isso, porque é uma causa muito difícil, ou é impossível". A minha resposta é que nada é impossível, senão a morte. Se fosse fácil, provavelmente não precisaria da nossa intervenção, mas sim, é difícil, a gente sabe. O nosso pensamento vai além, e a gente pensa que, já que tem que ser feito, que comecemos agora. Se só conseguirmos plantar a sementinha, já estaremos felizes com a nossa tentativa. Mas queremos mais. Queremos pessoas torcendo a favor, porque, nadando todos juntos, venceremos a força da correnteza em prol do bem comum.

Deixo aqui registrado o meu respeito às iniciativas nobres de causa e puras de coração. Eu bato na tecla da imparcialidade e da isenção de interesses individuais em ações que buscam o benefício de um grupo social. Cada um sabe de si, e de suas verdadeiras intenções, mas sei que muitas pessoas, batalhando juntas pelo mesmo ideal, têm mais condição de torná-lo realidade.

O pensamento ético nos mostra que os fins não justificam os meios, e que temos que nos policiar para não deixarmos o nosso egoísmo sobressair aos nossos valores. Sabemos que a filosofia do interesse como norteador das relações não é algo novo, até porque a história formal do nosso país começou uma colonização áspera e sanguinária, mas já devíamos ter ajustado os nossos ponteiros à realidade que temos hoje. Somos um país em vias de desenvolvimento e precisamos unir esforços para as causas sociais.

A frase é batida, mas ilustra com humanidade: "sozinho você vai mais rápido, mas junto você vai mais longe", e acho que não é por acaso.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Isabella Marinuzzi    |      Imprimir