Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-09-2009

Confirmado 1º caso da NOVA GRIPE em Marataízes
A Secretaria de Saúde confirmou o primeiro caso da gripe A H1N1 em uma menor G.M.S, que veio do município de Macaé-RJ
Confirmado 1º caso da NOVA GRIPE em Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

A Secretaria de Saúde de Marataízes, através de sua Coordenação de Vigilância Epidemiológica, confirmou o primeiro caso da gripe A H1N1, na menor G.M.S, que na época veio do município de Macaé, no Estado do Rio de janeiro, estava com dez meses de idade. A internação se deu no dia 24-07-09, no Hospital Santa Helena, e logo a criança foi levada para o Hospital Infantil, em Vitória, referência do atendimento no Estado.

Segundo informou a enfermeira Ellen Schwartz Pazini Paiva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica local. A enfermeira explicou ainda que a menor ficou por 14 dias em observação, e foi tomada desde o começo, todos os procedimentos padrões. "Felizmente por ser um bebe ela não tossiu e nem espirrou. Os pais e a família não foram contaminados. O vírus não se espalhou. Não existe a mínima necessidade de pânico, a criança está totalmente curada", afirmou Ellen Pazini.

Quanto a demora do diagnóstico, pois a menor está com um ano de idade,levaram dois meses para que se desse o diagnóstico, o Secretário de Saúde Carlos Azevedo, ressalta que leva tempo e que no Estado existem poucos laboratórios que fazem o teste." Nossa equipe está capacitada, fizemos e participamos de palestras e conferências. Estamos visitando as escolas e comércio para conscientizar e mostrar os procedimentos para evitar a Influenza", comentou Carlos.

O secretário garante que a população pode ficar tranqüila, todos os postos estão preparados para que na menor suspeita o paciente seja encaminhado para os procedimentos devidos. "Essa menor está totalmente curada e passando muito bem ao lado de seus familiares", finalizou.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir