Categoria Politica  Noticia Atualizada em 08-09-2009

OLHOVIVO: CHOQUE DE GESTíO

OLHOVIVO: CHOQUE DE GESTíO
Foto: www.maratimba.com

Na coluna Olhovivo: Bônus e Ônus - da semana passada, tivemos a pretensão de prevenir a todos, da situação desconfortável que enfrentava sua excelência o prefeito de MARATAÍZES, com as duras medidas que precisava por força de Lei implementar. Falamos da possibilidade de retornar algumas secretarias a condição de departamento e da tarefa mais insociável, as exonerações que seria obrigado a proceder.

Nesse momento, parece-nos que em relação ao primeiro e segundo escalão, o doutor percebeu que aquelas medidas, solucionarão apenas a questão legal, mas é preciso resolver a fissão instalada. Resultado de posicionamentos pessoais, conflito de vaidades e prerrogativas, ineficiência e até fisiologismo, que atos contínuos, conduziriam o governo municipal a iminente ruptura.

Aliás, era a esperança dos opositores do atual governo. Diziam não haver necessidade de promover a desconstrução, pois consideravam haver um forte movimento doméstico nesse sentido. Por tanto, apostavam que essa Administração vinha sendo minada e desconstruída por seus principais agentes.

Convencidos disso, apenas aguardavam comodamente, com a expectativa mesquinha do desfecho final catastrófico. Para ilustrar - outro dia, o presidente de um dos mais importantes partidos de oposição, retransmitindo o que acreditavam seus pares e, numa narrativa tragicômica, descrevia como "trevas de saias e calças" a maior parte do staff gerente municipal.

Agora nas últimas horas, esses oponentes, cientes do "choque de gestão" que acaba de ser aplicado pelo Chefe do Executivo, determinando a disponibilidade dos cargos de secretários e assessor, buscam desacreditar a medida e alardeiam levianamente coisas do tipo - " é apenas um jogo de cena política, o governo seguirá sem norte, etc". Contudo, as noticias mais recentes para a felicidade da maioria, dão mostras iniciais, que são para valer.

E bem mais essencial a se considerar, que a redundância dos obscuros pareceres oposicionistas, é a preocupante constatação da disposição popular, a voz das ruas. Observamos o cuidado de sair por aí, a dar ouvido as pessoas (ao povo), de quem emana o poder. Que por sua vez, passou-nos a impressão, de que há um sentimento de descrença iniciado em alguns segmentos sociais. E a causa de diagnóstico reincidente, é boa parte do núcleo gestor instalado no poder municipal. É premente a esse governo estancá-lo. .

"Ainda por aí sem ouvidos moucos, ouvimos de pessoas mais politizadas, agentes políticos de situação e opositores, que a maior dificuldade na liderança do prefeito, seria destacadamente, a atuante vice-prefeita e secretária de Educação, Dilcéa Marvila. Em contrário e unanimemente, não negam a determinação e competência de Dilcéa, mas indicam pretensas facilidades e concessões do titular a vice, como ponto mais nevrálgico dessa relação pública".

A poucos dias, Ele teria dito a um colaborador: "...eles vão ver quem é Jander", no sentido de quê, ao contrario do que alguns maldosamente dizem, têm força suficiente para mudar o que for preciso. Oxalá tenha também o equilíbrio e discernimento necessário, para promover as substituições corretas sem incorrer em injustiças. Melhor para o Prefeito, é que os crentes da afirmação, são os que apoiaram seu projeto público e andavam insatisfeitos com o observado, e todos os munícipes conscientes, que para o bem de Marataízes e sua gente, assim se proceda.

Por analogia política, recordamos numa transcrição livre, o filósofo político medieval Nicolau Maquiavel, que lá nos idos do século XVI professou - "um príncipe não pode errar na escolha de seus secretários". Conclusão da hora: Errou, onde errou, mude para acertar. Caso contrário, perderá ao Povo e em conseqüência, o status de líder e terminará derrotado. Pelo visto, o Prefeito de Marataízes precisa mesmo romper... já que com certeza, não quer a própria causa rompida e fulminada.

NR:- O assunto não se esgota aqui, OlhoVivo voltará a abordá-lo.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Marcos Vinicius Duarte Côrtes    |      Imprimir