Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 15-09-2009

GARGANTA PROFUNDA maratimba
O título se refere à operação de espionagem comandada por James McCord Jr e G. Gordon Liddy, ambos assessores de Nixon...
GARGANTA PROFUNDA maratimba

Em 09 de agosto de 1974, o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon (1913 – 1994) renunciou ao cargo, antecipando-se ao decreto do impeachment pelo Congresso americano. O motivo da renúncia foi o escândalo de Watergate, que teve início quando o jornal americano, The Washington Post, veiculou, no dia 18 de junho de 1972, a seguinte matéria na primeira página: "Cinco presos em conspiração para grampear o escritório dos democratas".

O título se refere à operação de espionagem comandada por James McCord Jr e G. Gordon Liddy, ambos assessores de Nixon, durante a campanha eleitoral de 1972, na qual concorria o senador George S. McGovern (partido democrático) versus Richard Nixon (partido republicano)

Para realizar a espionagem, foram contratados cincos ex-agentes do FBI e da CIA, cuja missão era invadir a sede eleitoral do Partido Democrático, no edifício Watergate, em Washington, para instalarem pequenos aparelhos de escuta, possibilitando a Nixon saber cada passo do seu adversário. Mas o resultado do plano não foi como o esperado. Chamada por vigias, a polícia chegou no exato momento em que os cinco homens estavam tirando fotos de papéis e instalando os microfones de escuta.

O único jornal que deu importância ao acontecido foi o The Washington Post, já que o restante da imprensa americana não deu credibilidade ao fato. Assim, Nixon conseguiu desqualificar o episódio como um "arrombamento de terceira categoria", vencendo, pela segunda vez, as eleições presidenciais nos Estados Unidos, com 47 milhões de votos contra 29 milhões do adversário (a primeira vez foi em 1968).

Mesmo com a reeleição de Nixon, o diário The Washington Post continuou com as investigações. Dois repórteres foram convocados para trabalharem no caso: Bob Woodward e Carl Bernstein.

Em abril de 1973, uma fonte anônima informou aos repórteres de que a Casa Branca, incluindo o presidente republicano Richard Nixon, sabiam da espionagem feita no comitê do partido Democrático. E as descobertas foram ainda mais longe: corrupção, lavagem de dinheiro, escutas clandestinas, tráfico de influência e sabotagem, envolviam o governo de Nixon.

A princípio, o Presidente tentou negar o seu envolvimento e obstruir as investigações, mas o escândalo Watergate ganhou espaço em toda a mídia americana. A única saída para Nixon era renunciar ao cargo de presidente, sendo substituído por seu vice, Gerald Ford, cuja primeira medida foi assinar uma anistia para todos os crimes que Nixon porventura tivesse cometido.

Já os dois repórteres do The Washington Post, Bob Woodward e Carl Bernstein, ganharam o prêmio Pulitzer pelas investigações sobre o assunto.

Até hoje permanece o mistério sobre a principal fonte dos repórteres, o Deep Throat, ou Garganta Profunda, como é chamada. Apenas três pessoas poderiam identificá-la: os dois repórteres e o editor do jornal, Benjamin Bladlee, atualmente aposentado, que disseram que só fariam a revelação após a morte do informante.

Em 2005 W. Mark Felt, 2º homem no FBI nos anos 70, já aposentado e doente, disse à Revista Vanity Fair ser o Garganta Profunda.

Bradlee e Woodward não se manifestaram a respeito das declarações de Felt. Bernstein não disse que sim nem que não.

O mistério continua, mas, Felt é, realmente, o maior suspeito de ser a fonte confidencial mais famosa do jornalismo mundial.

Esse texto tem o intuito de assegurar "às minhas fontes" o sigilo necessário para que continuem me informando.

Não revelarei, nem mesmo na justiça, as fontes ("o que importa não é a quantidade das fontes, mas a qualidade delas") que me informaram sobre o "Escândalo PT + PMN Cachoeiro" e outros, bem como o pedido forçado de exoneração de todos os secretários do Dr. Jander nem sobre aquela que seria - e não foi - a CPI dos Ternos e outras, mas não percam os próximos capítulos...

Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir