Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 17-09-2009

ADMINISTRAÇíO ECOLÓGICA
Ecologia empresarial ou administração ecológica é uma abordagem da administração, que tem por objetivo entender a organização como um organismo vivo, efetivo e integrado ao ambiente no qual está inserida.
ADMINISTRAÇíO ECOLÓGICA

Ecologia empresarial ou administração ecológica é uma abordagem da
administração, que tem por objetivo entender a organização como um
organismo vivo, efetivo e integrado ao ambiente no qual está inserida.

Este conceito mostra que todas as pessoas que trabalham na empresa são
importantes, cada uma à sua maneira, e que, para um bom resultado
desse organismo dinâmico, todas têm de ser mobilizadas no sentido de
colaborarem conscientemente para a obtenção de um resultado comum.

Nós vivemos em um mundo em transformação, onde, a cada dia, nos
deparamos com novas idéias, novos paradigmas, novas tecnologias, novos-
concorrentes no nosso mercado de atuação, novas ferramentas e novos
"nós mesmos", que também somos frutos de nossas vivências.

As mudanças nos impactam, seja na forma de ameaças ou de
oportunidades. Em ambos os casos têm que saber tirar proveito
visando a nossa melhoria e o nosso desenvolvimento. Vamos procurar
crescer com as adversidades, aprendendo novas formas de superar os
obstáculos, conhecendo o lado da dificuldade que, muitas vezes, nos
faz desenvolver soluções inéditas e criativas. Vamos preparar a nossa
visão para sabermos identificar as oportunidades nas quais poderemos
ter sucesso.

Os autores Samuel C. Certo e J. Paul Peter definem a administração
estratégica como "um processo contínuo e interativo que visa manter
uma organização como um conjunto integrado ao seu ambiente". Por ser
contínuo, exige dos dirigentes da organização uma mobilização também
contínua para estar sempre alerta aos diversos movimentos que
acontecem no ambiente. Por ser interativo é necessário que todas as
pessoas que fazem parte da empresa pensem e ajam estrategicamente, ou
seja, que todos devem estar atentos para identificar mudanças –
oportunidades e ameaças – no ambiente, e reagir de forma positiva para
a empresa.

Todas as pessoas têm que estar conscientes dos objetivos, valores,
princípios e missão da organização, e estarem alinhadas, em termos de
sonhos e ideais, com isso. Essas pessoas têm de estar integradas,
treinadas e motivadas para a busca dos propósitos de "querer", "saber"
e "poder" atuar compactuando dos mesmos ideais.

Para isso se tornar possível, é necessária a existência de líderes que
as façam sentir-se parte integrante de um processo, conhecendo bem os
efeitos da sua contribuição pessoal para o resultado global. As
pessoas precisam ter liberdade de serem elas mesmas, sem medo de
retaliações, para poderem contribuir com o que têm de melhor. É
necessário também que haja uma ambiência favorável e um intangível
chamado "confiança" reinando entre as pessoas, e estabelecendo-se
também entre as pessoas e a organização.

Na expectativa de uma boa gerência ecológica, a empresa tem de passar
por várias fases – planejamento, análise do cenário externo, análise
da empresa em seu âmbito interno, definição de diretrizes
empresariais, estabelecimento da estratégia organizacional,
implantação desta estratégia e acompanhamento da sua efetivação.



    Fonte:
 
Por:  Isabella Marinuzzi    |      Imprimir