Categoria Social  Noticia Atualizada em 18-09-2009

Terceira Idade de Itapemirim comemora Dia do Idoso com festa
O dia 27 de setembro � marcado, em todo o mundo, como o Dia do Idoso. A data serve para refletir sobre a situa��o daqueles que j� passaram dos 60 anos.
Terceira Idade de Itapemirim comemora Dia do Idoso com festa
Foto:Aline Souza

O dia 27 de setembro � marcado, em todo o mundo, como o Dia do Idoso. A data serve para refletir sobre a situa��o daqueles que j� passaram dos 60 anos, tais como seus direitos e dificuldades. A data foi aprovada em 1999 pela Comiss�o de Educa��o do Senado Federal.

Em Itapemirim, onde funciona o Centro de Conviv�ncia Vov� Nametala "Viva a Vida", a data ser� marcada com vasta programa��o no audit�rio do CRAS - Centro de Refer�ncia em Assist�ncia Social.

Acompanhe abaixo a mesma e n�o perca a oportunidade de participar desta festa regada a alegria, informa��o e confraterniza��o.

25/09- Sexta - Feira

14:30- Abertura com a banda Marcial em frente ao CRAS

15:00- mensagem proferida pelo P�roco Pe. Bruno( Hora da Miseric�rdia)

15:30- Palestra com a coordenadora do Centro de Conviv�ncia de Castelo,Sra. In�s

16:00- Momento de Lazer( recital e m�sica)

17:00- Ch� da Tarde

17:30- Coroa��o da Rainha da Primavera

18:30- Baile com Poeta

Na oportunidade ser� realizada uma homenagem � professora Gilc�ia, pelos seus relevantes trabalhos. "Prolongar a juventude � desejo de todos, desfrutar de uma velhice sadia � sabedoria de poucos".

SAIBA MAIS SOBRE A DATA:

A popula��o no mundo est� ficando cada vez mais velha e, segundo a Organiza��o Mundial de Sa�de (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na hist�ria, haver� mais idosos do que crian�as no planeta.

O Brasil, que j� foi celebrado como o pa�s dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milh�es de idosos, que representam 8% de sua popula��o. Em 20 anos, o Pa�s ser� o sexto no mundo com o maior n�mero de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade n�o t�o distante.

O avan�o da medicina e a melhora na qualidade de vida s�o as principais raz�es dessa eleva��o da expectativa de vida em todo o mundo. Apesar disso, ainda h� muita desinforma��o sobre as particularidades do envelhecimento e o que � pior: muito preconceito e desrespeito em rela��o �s pessoas da terceira idade, principalmente nos pa�ses pobres ou em desenvolvimento. No Brasil, s�o muitos os problemas enfrentados pelos idosos em seu dia-a-dia: a perda de contato com a for�a de trabalho, a desvaloriza��o de aposentadorias e pens�es, a depress�o, o abandono da fam�lia, a falta de projetos e de atividades de lazer, al�m do dif�cil acesso a planos de sa�de s�o os principais.

Segundo pesquisa do IBGE, em 1999, apenas 26,9% do total de idosos no Pa�s possui algum plano de sa�de, sendo que em algumas regi�es como o Nordeste essa taxa ainda cai para 13%. As mulheres s�o ainda mais afetadas, porque vivem mais tempo e, em geral, com menos recursos e menos escolaridade. Diante desse quadro, o governo brasileiro precisa elaborar, o mais r�pido poss�vel, pol�ticas sociais que preparem a sociedade para essa mudan�a da pir�mide populacional.

    Fonte: Prefeitura Municipal de Itapemirim
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir