Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 23-09-2009

UNIDADE NA DIVERSIDADE II
Dentro das organiza��es, como no corpo, precisamos de pessoas diferentes.
UNIDADE NA DIVERSIDADE II
Foto: www.maratimba.com

"... Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audi��o? Se todo corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Se todos fossem um s� membro, onde estaria o corpo? Assim, h� muitos membros, mas um s� corpo". (B�blia do Executivo: I Cor�ntios 12: 17, 19, 20).

J� vimos no artigo anterior que a diversidade nas organiza��es � indispens�vel e est� come�ando a ser entendida tamb�m como um fator que gera vantagem competitiva, pois traz consigo criatividade, versatilidade e agilidade, que favorecem a realiza��o das atividades empresariais e a imagem da empresa.

A figura do corpo humano, ilustrada acima, nos mostra que a diversidade dos �rg�os � que faz todo o conjunto funcionar de maneira correta e eficaz. Cada �rg�o � respons�vel por uma atividade diferente e esta atividade � essencial.

Dentro das organiza��es, como no corpo, precisamos de pessoas diferentes, com culturas, pensamentos, ideologias diferentes, qualquer tipo de discrimina��o, seja por diferen�as de cor, ra�a, religi�o, sexo, posi��o social e tantas outras, deve ser deixada de lado.

Um grande aliado para a dissemina��o da id�ia da diversidade nas organiza��es � o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, uma organiza��o n�o-governamental que tem por miss�o mobilizar, sensibilizar as empresas a implantarem pr�ticas socialmente respons�veis. Para apoiar as empresas na ado��o de pr�ticas de valoriza��o da diversidade no local de trabalho como pol�tica de gest�o, o Instituto Ethos desenvolveu o manual "Como as Empresas Podem (e Devem) Valorizar a Diversidade".

A publica��o mostra formas de como enfrentar o preconceito no ambiente de trabalho e no �mbito das rela��es empresariais e aborda temas sobre a igualdade de oportunidades, a �tica e a diversidade como fator de competitividade, a discrimina��o racial, �tnica, a subordina��o das mulheres, al�m de aspectos das oportunidades de trabalho e o espa�o existencial nas empresas.

Se voc� entende, que como no corpo humano, a diversidade � importante para o desenvolvimento das pessoas e das empresas, visite o site do Instituto Ethos e consulte o manual citado, que est� preparado para contribuir com empresas que desejam iniciar um programa de valoriza��o da diversidade no local de trabalho.

Fonte: www.uniethos.org.br



    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Pablo Nascimento Beloni    |      Imprimir