Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-10-2009

Consumidores podem ter medidores de energia testados em Pernambuco
Servi�o gratuito � feito pelo Instituto de Pesos e Medidas.Problemas foram detectados em 70% dos aparelhos.
Consumidores podem ter medidores de energia testados em Pernambuco
Foto: www.medidoresdeenergiaeletrica.com.br/

Um servi�o gratuito oferecido pelo Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem) est� ajudando consumidores que desconfiam do valor da conta de energia. Eles fazem uma avalia��o dos medidores de energia. Este ano, 70% dos aparelhos que passaram pela revis�o estavam com algum tipo de defeito.

Os medidores passam por tr�s avalia��es. A primeira fase � uma avalia��o visual, para ver se o equipamento foi violado ou est� em condi��es de passar pelas fases seguintes. Depois ele � testado em diferentes n�veis de carga. A �ltima avalia��o � uma simula��o de queda de energia, para ver se o medidor continua funcionando.

Do in�cio do ano at� agora, o Ipem j� verificou 110 medidores residenciais e comerciais. Em 77 deles houve algum tipo de defeito. Todo o consumidor que se sentir lesado e achar que o medidor est� com algum problema pode fazer essa solicita��o.

"Quando o consumidor estiver achando que est� pagando mais do que consome ele procura a companhia, reclama e tem um procedimento. A companhia vai retirar o medidor e colocar outro no local. Depois, ela vai trazer aqui para o Ipem. Se ele tiver raz�o, vai receber da Celpe a energia que pagou a mais. Ele n�o vai arcar com o custo do trabalho do Ipem", disse o presidente do Ipem, Alberto Salazar.

A Celpe, empresa respons�vel pela energia el�trica em Pernambuco, informou que est� dispon�vel para receber reclama��o do consumidor que tiver d�vida sobre a sua conta de luz e, caso o cliente n�o concorde com o parecer, pode recorrer ao Ipem.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir