Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 09-10-2009

Agricultores familiares de Itapemirim participam da VI feira nacional da agricultura familair - Bra
O Brasil Rural Contemporâneo – VI Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – abre as portas nesta quarta-feira (7), à uma da tarde, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ).
Agricultores familiares de Itapemirim participam da VI feira nacional  da agricultura familair - Bra
Foto: José Rubens Brumana

O Brasil Rural Contemporâneo – VI Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – abre as portas nesta quarta-feira (7), à uma da tarde, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ). A vitrine de cores, sabores, texturas e ritmos vai até o próximo dia 12, segunda-feira, com 650 expositores que ofertam ao público mais de 10 mil produtos. A edição deste ano traz uma série de novidades: a Amazônia ganhou estrutura especial, que reproduz as características do bioma, guiando o visitante para uma viagem à biodiversidade da floresta.

Itapemirim participa deste grande evento, representados pela Associação de Produtoes e Artesãos de Itaoca – APROAMI , NÚCLEO TRAMA DO SOL e Associação Comunitária de Desenvolvimento Rural de Fazenda Velha, com os produtos da Agroindustria Artesanal Fazenda Velha e Apiário Fazenda Velha. O agricultores familiares de Itapemirim foram organizados pela Economista Doméstica do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Tecnica e Extensão Rural – Ercilia Bueno Bassani e a nível estadual por Rachel Quant Dias – Incaper junto ao Ministerio do Desenvolvimento Agrário. Há 3 anos o municipio de Itapemirirm árticipa deste grande evento, que tem levado a cultura e artesanato local com grande sucesso de vendas. "Sempre saímos levando caixas e caixas com bolsas de fibra de coco e banana, artesanato em concha,colares, artesanato en tecido, madeira, sementes e fibras,; mel , tapioca, biscoitos variados, enfim uma gama de produtos representativos do Município de Itapemirim, e os agricultores familiares tem nesta feira seu maior retorno economico, já que todos os anos vendem toda a mercadoria que levam, explica Ercilia . A Prefeitura Municipal de Itapemirim e a Secretaria Municipal e Desenvolvimento Rural dão todo apoio logístico.

Haverá além de shows e outras atividades como "Café Coreto", onde os visitantes poderão apreciar a bebida feita com grãos cultivados por agricultores familiares, ao som de violeiros. A boa música, aliás, estará presente em mais dois espaços: o Tablado de Raiz, para a autêntica raiz cultural brasileira; e o Palco Multicultural, espaço dos grandes espetáculos, que será inaugurado por Gilberto Gil nesta quarta-feira (7). Ao todo, mais de 400 músicos e artistas populares vão apresentar trista e sete (37) espetáculos durante a feira.

O Brasil Rural Contemporâneo é um evento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com o patrocínio de instituições como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, BNDES, Petrobras, Eletrobrás, Itaipu Binacional, Sebrae, Anfavea, Ubrabio e Itambé. Conta, ainda, com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e do Instituto Latinoamerica para o Desenvolvimento da Educação, Ciência, Arte e Cultura.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir