Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-10-2009

"Marina Silva não representa o projeto de Lula", diz Dilma
Ministra da Casa Civil é apontada como possível candidata do PT em 2010.De branco, ela acompanhou missa no Bonfim e ganhou "banho de axé".

Foto: (Foto: Romildo de Jesus/AE)

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, apontada como possível candidata do PT ao Palácio do Planalto em 2010, disse nesta sexta-feira (9) que ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, possível candidata do PV, não representa o projeto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Ela tem um projeto alternativo que não podemos desconsiderar, que merece o nosso respeito. Mas é preciso deixar claro que a ex-ministra não representa o projeto do presidente Lula", afirmou Dilma Rousseff a jornalistas, após participar de missa na mais famosa igreja da Bahia, a de Nosso Senhor do Bonfim.

O G1 entrou em contato com o gabinete da senadora para saber se ela comentará as declarações de Dilma. A assessoria de imprensa da senadora do PV informou que ela está em viagem.

A ministra admitiu que haverá uma polarização entre o PT e o PSDB na campanha do ano que vem à Presidência da República. "Queremos confrontar o que aconteceu após 2003 (quando o presidente Lula chegou ao poder pela primeira vez) e como era o Brasil antes. A polarização é inevitável", declarou.

"Banho de axé"

Vestida de branco, como manda a tradição, Dilma Rousseff chegou à igreja às 7h15. Antes de subir as escadarias do templo, tomou um "banho de axé" - folhas de aroeira e pingos de água foram jogados em seu corpo.

Em seguida, ganhou dez fitinhas do Senhor do Bonfim (todas na cor branca). Ao lado do governador Jaques Wagner (PT), a ministra permaneceu durante toda a cerimônia ao lado do altar.

Ela cantou parte do hino em homenagem ao Senhor do Bonfim e comungou. Poucos minutos depois do início, o padre Edson Menezes pediu uma "saudação especial pela saúde" da ministra, quando os cerca de 500 fiéis que lotaram as dependências do templo bateram palmas.

Há quase três semanas, Dilma foi considerada livre de qualquer evidência de câncer pelos médicos responsáveis por seu tratamento.

Beijos e fitinhas

No final da cerimônia, quando deixava as dependências da igreja, a ministra se aproximou de uma criança, Rian Santos, de um ano de oito meses, e pediu um beijo. A criança, que estava no colo da mãe, respondeu: "Não". Mesmo assim, a ministra teve jogo de cintura para contornar a situação e beijou a criança.

Do lado de fora da igreja, a ministra colocou uma fitinha no pulso e elogiou a religiosidade do baiano. "Quem chega à igreja do Bonfim entende perfeitamente os motivos de os baianos serem tão religiosos. Aqui (na igreja), sinto o coração, a alma e a imensa generosidade dos baianos."

Agenda religiosa

Dilmadata tem se aproximado de religiosos. Na segunda-feira, esteve em culto da Assembléia de Deus em São Paulo e há cerca de um mês participou de evento em Brasília que contou com a participação de representantes das principais igrejas evangélicas do país. Em março, esteve na missa do padre Marcelo, membro da Renovação Carismática Católica.

A ministra cumpre agenda na Bahia desde quinta-feira (8) à noite e fica no estado durante toda esta sexta-feira.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir