Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-10-2009

Países do Oceano Índico fazem treinamento contra tsunami
Simulação em 18 países foi organizada pelas Nações Unidas.Treino simulou efeitos das ondas gigantes que mataram 230 mil em 2004.
Países do Oceano Índico fazem treinamento contra tsunami
Foto: profcn.blogspot.com/2008_06_01_archive.html

Sirenes foram ativadas e alto-falantes de mesquitas orientaram moradores de Banda Aceh, capital da província de Aceh, a buscarem refúgio na quarta-feira (14), durante uma simulação de um tsunami.

Trata-se de uma iniciativa da ONU em todo o Oceano Índico, destinada a testar os sistemas de alerta e a preparação geral das nações na região. O exercício simulou o terremoto de magnitude 9,15 que atingiu Aceh em 26 de dezembro de 2004 e provocou um enorme tsunami.

Cerca de 230 mil pessoas morreram naquela ocasião por causa do tsunami que se espalhou pelo oceano Índico, atingindo principalmente Indonésia, Tailândia, Sri Lanka e Índia. Só em Aceh, foram 170 mil mortes.

Centenas de pessoas participaram da simulação em Aceh.

"Ainda estou traumatizado com o tsunami (de 2004)", disse Halimah, 43, que assistiu ao treinamento, mas não participou. "Se houver outro desastre, prefiro me abrigar na mesquita, para que, seu eu morrer, que morra na mesquita."

A agência de meteorologia e geofísica do governo, em Jacarta, emitiu o alerta simulado de terremoto, por mensagem de texto via celular, e em seguida fez o alerta de tsunami.

Pessoas com ataduras foram levadas em macas, e outras se fingiram de mortas. Uma equipe médica procurou "sobreviventes" na praia, e uma lancha foi enviada a uma ponte que supostamente desabaria. Maquinário pesado foi trazido para ajudar no resgate.

Depois do tsunami de 2004, sistemas de alerta precoce --o que inclui alto-falantes em praias e boias nos oceanos-- foi instalado a um custo de US$ 150 milhões, segundo uma autoridade.

Alguns funcionários pareciam confusos durante o treinamento de Aceh, mas o vice-governador disse que o exercício foi um sucesso, embora tenha alertado para que não se confie demais na tecnologia. A ONU divulgará uma avaliação nos próximos dias.

Vários desastres recentes despertaram dúvidas sobre o estado dos preparativos na Ásia --como foi o caso de um terremoto na ilha indonésia de Sumatra e de uma série de tsunamis em Samoa e Samoa Americana.

Alguns especialistas questionam a eficácia dos sistemas de alerta, especialmente se o intervalo entre o alerta e a chegada do tsunami for muito curto, como seria o caso na Indonésia, que fica numa zona propensa a terremotos.

O tsunami é uma onda gerada por um tremor de terra e que pode viajar a uma velocidade de 800 a 1.000 quilômetros por hora. Perto da praia, a onda fica mais lenta, porém maior, podendo atingir até 10 metros.

Participam do treinamento: Austrália, Bangladesh, Cingapura Índia, Indonésia, Madagascar, Malásia, Maldivas, Maurício, Moçambique, Mianmar, Omã, Paquistão, Quênia, Seicheles, Sri Lanka, Tanzânia e Timor Leste.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir