Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-10-2009

DF, RJ e SP lideram ranking de controle de armas
Pesquisa foi feita pela ONG Viva Rio com apoio do Minist�rio da Justi�a.Ranking considera informa��es que estados t�m sobre circula��o.
DF, RJ e SP lideram ranking de controle de armas
Foto:www.infoseg.gov.br/.../image_view_fullscreen

O Distrito Federal e os estados de Rio de Janeiro e S�o Paulo aparecem nas tr�s primeiras posi��es em um ranking parcial sobre controle de armas divulgado nesta quinta-feira (15). O trabalho foi realizado pela ONG Viva Rio em parceria com a Subcomiss�o de Armas e Muni��es da Comiss�o de Seguran�a P�blica da C�mara dos Deputados e contou com o apoio da Secretaria Nacional de Seguran�a do Minist�rio da Justi�a. O ranking final ser� divulgado em fevereiro do pr�ximo ano.

O ranking leva em conta a apreens�o de armas ilegais, as armas recolhidas em campanhas de desarmamento, as armas recadastradas e a qualidade das informa��es que os estados t�m sobre as armas que circulam em seu territ�rio.

Com base nestes dados, o DF � o que apresentou melhor desempenho. Pelas regras do ranking, foi qualificado como 100% e os outros estados receberam percentuais a partir da�. "N�o quer dizer que o Distrito Federal esteja perfeito, quer dizer que ele teve o melhor desempenho. A partir dele que foram analisados os outros", explicou o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), que preside a Subcomiss�o de Armas e Muni��es.

O estado do Rio de Janeiro ficou em segundo lugar no ranking. De acordo com informa��es repassadas ao estudo, de 1998 a 2008 foram apreendidas 140 mil armas na regi�o.

Na terceira posi��o, o estado de S�o Paulo recebeu um percentual de 93,4% na compara��o com o DF. A secretaria de seguran�a de S�o Paulo informou que entre 2003 e 2006 o n�mero de armas apreendidas foi de 43,2 mil.

Nas �ltimas posi��es aparecem os estados de Rond�nia, Sergipe e Amap�, que n�o prestaram informa��es sobre o tema. Amazonas, Santa Catarina, Para�ba, Rio Grande do Norte e Cear� tamb�m foram mal avaliados.
Devolu��o

O estudo apresentou tamb�m estat�sticas sobre as campanhas de desarmamento. Na primeira campanha, realizada entre 2004 e 2005, foram recolhidas 459,8 mil armas. Nesta campanha, o estado de Sergipe foi o que mais recolheu, proporcionalmente, com 83,9 armas devolvidas a cada 10 mil habitantes. Em n�meros absolutos, S�o Paulo aparece na frente com 138,7 mil armas devolvidas.

Na segunda campanha, realizada em 2008, o DF liderou o ranking de devolu��o com uma taxa de 40,2 armas devolvidas a cada grupo de 10 mil habitantes. A segunda campanha teve n�meros bem inferiores, sendo que apenas 18,1 mil armas foram recolhidas.

Na soma das duas campanhas, o Sergipe mant�m o melhor desempenho proporcional. Na sequencia aparecem Distrito Federal, Alagoas, Para�ba, Paran� e S�o Paulo.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir