Categoria Economia  Noticia Atualizada em 16-10-2009

Brasil é eleito para a elite da ONU

Brasil é eleito para a elite da ONU
Foto: http://images.google.com

O Brasil foi eleito ontem para uma vaga de membro temporário do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas. O país assume uma cadeira no órgão a partir de janeiro, com mandato de dois anos. Também foram apontados pela Assembleia Geral para as vagas temporárias Nigéria, Bósnia, Líbano e Gabão.

Nenhum dos cinco países tinha concorrentes regionais na disputa pelos postos e os vencedores saíram em primeiro votação. É a segunda participação do Brasil no CS durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva - a primeira foi entre 2004 e 2005 - e a décima participação do país desde a criação do órgão, em 1946.

O Líbano e a Bósnia estarão em uma rara posição no organismo mais poderoso da ONU: ambos são alvos de investigação do CS, ao mesmo tempo que o integrarão. "Será um Conselho de Segurança ainda mais forte, acredito, no ano que vem", disse o embaixador britânico na ONU, John Sawers. "Nós temos dois grandes países, Brasil e Nigéria, que carregam o peso de serem potências regionais. Temos dois países, Líbano e Bósnia, que passaram por conflitos e podem trazer suas próprias experiências ao Conselho de Segurança."

O CS tem 15 membros, sendo cinco deles permanentes, com poder de veto: Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, China e Rússia. Para a entrada dos cinco novos membros, deixarão o órgão Burkina Faso, Costa Rica, Croácia, Líbia e Vietnã. Os cinco membros eleitos no ano passado – México, Áustria, Japão, Turquia e Uganda – ficam até 1º de janeiro de 2011.

    Fonte: http://gazetaonline.globo.com
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir