Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 22-10-2009

Convenção do clima da ONU pede a países ricos redução de emissões
Mais um apelo foi feito nesta quinta-feira por secretário para Clima da ONU.Sem "adequada ajuda financeira", reunião de Copenhague vai fracassar.
Convenção do clima da ONU pede a países ricos redução de emissões
Foto: blog.ambientebrasil.com.br/?p=228


Os países pobres não colocarão em risco seu desenvolvimento (mas) reconhecemos que nós e outros membros da comunidade internacional devemos assumir o compromisso para manter as emissões em níveis sustentáveis"
Os países industrializados deverão reduzir suas emissões e as nações em desenvolvimento terão de esclarecer o compromisso com o clima para que a conferência de Copenhague alcance êxito, disse nesta quinta-feira (22) o secretário-executivo da Convenção da ONU para a Mudança Climática, Yvo de Boer.

Boer, que participou de uma conferência sobre transferência de tecnologias limpas, acrescentou algumas condições, como uma adequada ajuda financeira para que os países pobres diminuam suas emissões e uma clareza institucional para regular as transferências.

Se essas condições não forem seguidas, a cúpula de Copenhague poderá ser considerada um fracasso, disse De Boer.

A cúpula de dezembro em Copenhague tentará fechar um pacto internacional - em substituição ao Protocolo de Kioto, que expira em 2012 - para a redução de gases do efeito estufa, com objetivo de frear a mudança climática.
Primeiro-ministro da Índia pediu aos países desenvolvidos a difusão da tecnologia apropriada para enfrentar as mudanças climáticas
Os planos de redução de gases iniciados pelos países ricos, segundo De Boer, não são suficientemente ambiciosos, enquanto as nações subdesenvolvidas seguem sem comprometer-se com planos concretos de corte de emissões.

Hoje mesmo, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, afirmou que "os países pobres não colocarão em risco seu desenvolvimento", mas especificou que a Índia vai manter as emissões sob controle.

"Reconhecemos que nós e outros membros da comunidade internacional devemos assumir o compromisso para manter as emissões em níveis sustentáveis", afirmou o primeiro-ministro.

Singh pediu aos países desenvolvidos a difusão da tecnologia apropriada para enfrentar a ameaça da mudança climática, uma das reivindicações tradicionais da Índia.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir