Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-10-2009

Prefeitura pretende reformar galpões da Estrada de Ferro
Os históricos galpões que serviram no passado como oficina...
Prefeitura pretende reformar galpões da Estrada de Ferro
Foto: Renato Alves

Os históricos galpões que serviram no passado como oficina de reparo de trens da extinta Estrada de Ferro Itapemirim, situados na Barra de Itapemirim em Marataízes, também devem entrar no projeto de reformas de prédios históricos que a atual Administração de Marataízes pretende realizar.

Os dois prédios que abrigaram no início do século XX (1910) a estação da Barra e as oficinas da ferrovia fazem parte da história do ciclo econômico de Marataízes, pois junto com o Trapiche e o Palácio das Águias representam o conjunto arquitetônico que melhor simboliza os dois momentos mais importantes do ciclo de desenvolvimento do balneário no século passado.

Foi no início do século XX que o rio Itapemirim começou a dar os primeiros sinais de seu mau-trato, começando a apresentar dificuldades em sua navegação, perdendo profundidade devido ao assoreamento de seu leito e ao desmatamento de seu vale, o que desencadeou uma grave crise no setor de transporte fluvial, principal fonte de transporte daquela época. Como as estradas eram muito precárias, a construção de uma estrada de ferro se mostrava como a melhor solução. Foi a partir dessa construção que a região retomou seu ciclo de desenvolvimento, inclusive inaugurando uma atividade que persiste até hoje, pois o município passou a receber também benefícios oriundos do turismo, pois a linha diária, além do transporte de mercadorias, servia também ao transporte de passageiros.
Atualmente os prédios que estão sem utilidade prática e em péssimo estado de conservação, foram reconhecidos através de lei municipal como Monumento Histórico e Cultural, devendo ter como destinação a instalação e funcionamento de um centro de multiuso cultural, educacional, social e institucional.

Para viabilizar financeiramente a reforma dos galpões, o Secretário Municipal de Obras, Pedro Corrieri, está viabilizando uma parceria com a Secretaria Estadual de Cultura com o objetivo de que o Estado recupere a parte externa dos galpões, restituindo assim a sua forma original, ficando a cargo da prefeitura a reforma e destinação do interior dos imóveis.

A fim de obedecer ao texto da lei, o Prefeito Dr. Jander Nunes Vidal, pretende implantar no local um teatro, oficinas culturais, bem como o setor administrativo da Secretaria de Educação, pois assim, além de proporcionar a população um novo espaço cultural e de lazer, também estaria contribuindo com o município ao implantar definitivamente em sede própria, portanto sem o pagamento de alugueis, um importante setor da municipalidade.

Comentando sobre o assunto, a Secretária de Educação, Dilcéa Marvila, enfatiza que "além dos benefícios já citados, a transferência da sede da Secretaria geraria ainda outro importante benefício para a cidade, pois atualmente a secretaria está abrigada no Caic, e com a sua mudança, estaríamos dando mais um importantíssimo passo para a realização da tão esperada reforma do Caic e sua transformação em escola de tempo integral".


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir