Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 26-10-2009

Alemanha começa a vacinar contra a nova gripe em meio a boatos
Há quem questione necessidade da campanha.Meta é imunizar 65 milhões dos 82 milhões de habitantes.
Alemanha começa a vacinar contra a nova gripe em meio a boatos
Foto:cremepenoar.wordpress.com/2009/08/

A primeira fase da campanha de vacinação contra a nova gripe na Alemanha começou nesta segunda-feira (26), com a administração de doses a bombeiros, policiais e profissionais da área de saúde.

Nas próximas semanas, a imunização será estendida ao resto da população. A previsão é que, até o fim de novembro, 65 milhões dos 82 milhões de habitantes sejam vacinados em todos os 16 estados do país.

De modo geral, além dos profissionais das categorias já citadas, gestantes e portadores de doenças crônicas terão prioridade na hora de receber a vacina.

Campanha começou em meio a clima de ceticismo; alguns especialistas põem em dúvida a necessidade de vacina

A estratégia do governo alemão contra a nova gripe garante a administração gratuita da vacina a quem quiser recebê-la. Mas pessoas com asma, diabete, problemas cardiovasculares, obesas ou portadoras do vírus HIV serão atendidas primeiro.

Apesar de toda a divulgação, a campanha começou em meio a um clima de ceticismo, dada as diferenças de opiniões entre alguns especialistas sobre a necessidade de as pessoas se vacinarem contra a doença.

Confusão cresceu com boato de que funcionário do alto escalão do governo e soldados receberiam "vacina especial"

A isso se somaram as informações de que membros do governo, funcionário do alto escalão e soldados receberiam uma vacina especial, o que gerou mais confusão e versões contraditórias sobre remédios para "privilegiados".

Até agora, a Alemanha já registrou cerca de 25 mil casos da nova gripe e três mortes por contágio com o vírus H1N1.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir