Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 26-10-2009

Sul-coreano que forjou resultados com célula-tronco é condenado, mas fica livre
Hwang Woo-suk foi considerado culpado por desvio de recursos.Ele não será preso porque, para juiz, cientista "mostrou remorso".
Sul-coreano que forjou resultados com célula-tronco é condenado, mas fica livre
Foto: (AP/Ahn Young-joon)

O especialista em clonagem Hwang Woo-suk, que anunciou falsas descobertas em pesquisa de célula-tronco, foi condenado nesta segunda-feira (26) por desvio de recursos e por compra de óvulos humanos. Em 2004, estudo de sua equipe na Universidade Nacional de Seul (Coreia do Sul) publicado na revista "Science" anunciava a criação dos primeiros embriões humanos clonados, dos quais teriam sido extraídas células-tronco. Hwang foi o responsável pela primeira clonagem de um cachorro, batizado de Snuppy (de Seoul National University).

Um ano depois, o grupo de cientistas também publicou, na mesma revista, que haviam criado células-tronco embrionárias humanas geneticamente adequadas para pacientes específicos, um avanço destinado a evitar a rejeição de órgãos, por exemplo, pelo sistema imunológico dos pacientes.
Promotores haviam pedido uma pena de quatro anos de prisão

Até que dúvidas sobre suas alegações desaguaram em um comitê de investigação instaurado pela própria universidade. A sindicância acabou concluindo que o paper de 2004 estava baseado em dados forjados. A "Science" se retratou pela publicação das pesquisas. E, em 2006, o governo sul-coreano retirou o direito de Hwang conduzir pesquisas com células-tronco.

Promotores haviam pedido uma pena de quatro anos de prisão, mas o juiz Bae Ki-yeol considerou que Hwang, de 56 anos, havia "demonstrado remorso". Ele ficará em liberdade condicional, sob fiscalização da Justiça por três anos. Durante o processo, que se arrastou por mais de três anos, foram ouvidas mais de 60 testemunhas. O cientista, que chegou a ser aclamado como herói nacional antes de cair em desgraça, não fez comentários ao sair do tribunal. À entrada da corte, apoiadores gritavam "nós acreditamos no doutor Hwang".

Além de inventar resultados científicos, Hwang fora acusado de fraude. Ele teria levantado cerca de US$ 2 milhões em doações particulares inventando aplicações dos recursos. Também foi acusado de desviar US$ 800 mil e de comprar óvulos humanos para pesquisa, violando a legislação sul-coreana sobre bioética. O magistrado absolveu Hwang da acusação de fraude, dizendo que era difícil acreditar que o cientista tivesse a intenção de enganar doadores apenas para embolsar os recursos. Mas Bae não livrou o pesquisador da acusação de desvio e compra de óvulos.

O cientista, pivô de um dos casos mais escandalosos de fraude dos últimos anos, dedica-se atualmente à clonagem de cães.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir