Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-10-2009

Beco da Morte da Rua da Bacia perto do fim
O Beco da Morte, quadril�tero localizado no centro da �rea conhecida por Rua da Bacia em Marata�zes e que abriga um grupo...
Beco da Morte da Rua da Bacia perto do fim
Foto: Renato Alves

O Beco da Morte, quadril�tero localizado no centro da �rea conhecida por Rua da Bacia em Marata�zes e que abriga um grupo de moradias em condi��o de risco e com flagrante situa��o subumana de habita��o ser� demolido.

Apesar do nome macabro, a moradora Elizabete Gomes Paz, afirma que ali nunca ocorreu uma morte. Para ela, o local foi batizado popularmente por Beco da Morte pelo fato da �rea ficar conhecida como um ponto de abrigo para ladr�es, traficantes, prostitutas e toda esp�cie de meliantes.

Apesar da m�-fama, Gilson Machado, presidente da Associa��o de Moradores do Candinha II (nome oficial do bairro), destaca que o Beco da Morte abriga diversas fam�lias de bem, pessoas que desejam ter uma condi��o melhor de habita��o e maiores e melhores oportunidades para criar seus filhos longe da influ�ncia negativa do local.

Pelo menos para as fam�lias moradoras do Beco da Morte esta situa��o de risco est� pr�xima do fim, pois atrav�s de uma a��o coordenada entre as Secretarias de Habita��o e A��o Social, Obras e Educa��o, essas fam�lias ser�o contempladas com novas moradias em um bairro com estrutura completamente diferente da que est�o acostumadas.

Angelina Faria, Secret�ria Municipal de Habita��o e A��o Social e uma das principais pessoas envolvidas com o projeto, est� bastante entusiasmada com a possibilidade de oferecer uma nova condi��o de vida para todas as 64 fam�lias do Beco da Morte, uma vez que com a transfer�ncia das mesmas para o novo conjunto habitacional Benedito En�ias Muqui, elas sair�o da atual condi��o de faveliza��o, para uma �rea completamente urbanizada, uma vez que o conjunto j� conta com pavimenta��o nas ruas, drenagem de �guas pluviais, capta��o de esgoto, oferta de �gua pot�vel, ilumina��o p�blica, energia el�trica individual, arboriza��o, enfim, todas as condi��es para uma habita��o saud�vel.

De acordo com Pedro Corriere, Secret�rio Municipal de Obras, cada fam�lia do Beco da Morte ser� contemplado com um im�vel constru�do em terrenos individuais de 125 mts�, com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e �rea externa de servi�o. Pedro Corriere afirma ainda que na medida em que as fam�lias forem se mudando �s antigas casas ser�o demolidas, a fim de evitar a re-ocupa��o das mesmas, uma vez que ao final da remo��o o Beco da Morte dar� lugar a uma pra�a de lazer.

Outro destaque nessa a��o � quanto a preocupa��o ecol�gica, uma vez que h� a promessa de que todos os entulhos oriundos da demoli��o das casas do Beco da Morte ser�o utilizados em opera��es tapa-buracos, uma atitude que al�m de in�dita em Marata�zes, propicia redu��o nos custos das opera��es e oferece uma destina��o adequada aos entulhos.

As fam�lias removidas do Beco da Morte receber�o ainda da Prefeitura um conjunto de a��es sociais que visam atender especificamente a essas fam�lias, sobretudo no que tange a educa��o e forma��o profissional.






    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir