Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-11-2009

Até na Casa Branca se consome cocaína, diz Hugo Chávez
EUA permitem tráfico para evitar que viciados "enlouqueçam", disse.Americanos acusam a Venezuela de não reprimir ação dos traficantes.
Até na Casa Branca se consome cocaína, diz Hugo Chávez
Foto: AFP

Os Estados Unidos permitem o tráfico de drogas para evitar que milhões de consumidores norte-americanos enlouqueçam, já que o nível de viciados é tal que até na Casa Branca se consome cocaína, acusou na terça-feira (3) o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Washington critica a Venezuela por afirmar que o país não faz o bastante para combater o narcotráfico desde que o governo de Caracas suspendeu em 2005 um acordo de cooperação com a DEA (agência antinarcóticos norte-americana), acusando seus agentes de espionagem.

Para Chávez, no entanto, a causa do problema está na alta demanda nos EUAe e não nos países produtores. Ele garante que em sua gestão aumentaram a apreensão de carregamentos e detenção dos chefes da droga.

"Há pouco tempo saiu um relatório... indicando que mais de 90% das cédulas que circulam nos Estados Unidos contêm traços de cocaína e, em Washington, 95%. Até na Casa Branca consomem cocaína!", afirmou em uma reunião ministerial transmitida pela televisão estatal.

"Se isso for cortado, (os norte-americanos) ficarão loucos, essa sociedade vai explodir. Eles enxergam a droga como uma necessidade, um consumo necessário para manter as pessoas normais, uma conduta aparentemente normal", acrescentou.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Massachusetts mostrou em agosto que entre 85% e 90% das cédulas nos EUA e no Canadá tinham traços de cocaína, 20% a mais do que um teste similar feito em 2007.

Chávez voltou a criticar o acordo entre Bogotá e Washington para aumentar a cooperação militar no combate ao narcotráfico e às guerrilhas de esquerda, acusando as tropas norte-americanas de favorecer e canalizar o trânsito de entorpecentes.

"Está demonstrado que 80 por cento da droga na Colômbia saiu de lá pelo Pacífico e aí estão os porta-aviões ianques... O que os ianques fazem é propiciar o narcotráfico e cuidar dele", disse.

"Essa é a verdade verdadeira."

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir