Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 05-11-2009

Ato ecumênico homenageia mortos e sobreviventes de acidente aéreo
Mensagem de solidariedade do presidente Lula foi lida na cerimônia.Avião da FAB fez pouso forçado em um rio do Amazonas.
Ato ecumênico homenageia mortos e sobreviventes de acidente aéreo
Foto: Glauco Araújo/G1

Uma cerimônia ecumênica de Ação de Graças foi realizada na Igreja Matriz de Tabatinga (AM), nesta quarta-feira (4). O encontro foi conduzido por dom Alcimar Caldas Magalhães em homenagem aos sobreviventes e aos dois mortos no acidente com o avião da Força Aérea Brasileira (FAB), ocorrido na quinta-feira (29), no Amazonas. Durante a cerimônia foi lida uma mensagem de solidariedade, enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A aeronave caiu na quinta-feira (29), quando seguia de Cruzeiro do Sul (AC) para Tabatinga (AM). No total, 11 pessoas estavam a bordo. Nove sobreviveram e foram resgatadas. No sábado (31), o corpo de João de Abreu Filho, funcionário da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), foi encontrado dentro da aeronave por mergulhadores da equipe de resgate. O corpo do suboficial Marcelo dos Santos Dias foi encontrado, no domingo (1º), perto da aeronave acidentada.

Pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa), estiveram presentes o presidente Danilo Forte, o diretor do Departamento de Saúde Indígena, Wanderley Guenka e o coordenador regional da fundação no Amazonas, Worney Amoedo Cardoso.

Na igreja, dona Ivanildes Abreu, mãe do técnico em enfermagem João de Abreu Filho, lembrou a rotina e dedicação do filho pelo trabalho. "Não tinha hora de trabalho. Ele saía a hora que precisassem, estava sempre à disposição. Então eu acho ele fez muito bonito. É muito certo ajudar as pessoas que mais precisam, como são os indígenas".

Marcelo Dias, suboficial, mecânico da FAB também morreu no acidente. Para lembrá-lo, na missa estavam amigos militares. A tripulação que sobreviveu fez questão de ir até Tabatinga para estar presente na celebração.


Piloto
Segundo o tenente Vagner Veiga, piloto da aeronave, este é um momento de muita emoção. "Pena que não podemos estar com todos aqui, depois do ocorrido. Mas, é um momento de muita satisfação ver essas famílias felizes pelo retorno desses sobreviventes."

O co-piloto da aeronave, José Ananias, disse que não vai apagar o ocorrido da memória. "Pra mim foi uma lição de vida, não só como profissional, mas também como pessoa, como ser humano."

Fortes disse que é hora de continuar a missão. "Nós vamos buscar dar apoio a todos nesse momento difícil, pra que a gente possa resgatar a história desses verdadeiros heróis brasileiros. Com seu trabalho e dedicação, eles tentam, em uma região difícil, contribuir para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro."


Retirada do avião
De acordo com a Aeronáutica o trabalho de retirada do avião começou nesta segunda-feira (2). A estimativa é que encerre ainda esta semana. Sessenta militares trabalham na operação. "Pretendemos trazer a aeronave para a margem e proceder a operação de desmontagem da aeronave e seus equipamentos e o transporte desse material para exame, perícia que se faça necessário", disse Souza e Mello, comandante do 7º Comar.


Mensagem presidencial
O presidente da Funasa leu a mensagem enviada pelo presidente da República. No texto, Lula apresenta "aos companheiros funcionários da Funasa e da Força Aérea Brasileira, bem como aos familiares dos dois companheiros que partiram, o nosso sentimento da mais profunda gratidão e do reconhecimento pelo trabalho que durante todos estes anos vocês realizam para atender justamente populações que mais precisam do nosso apoio".

Ainda segundo a mensagem presidencial, o trabalho desempenhado pela Funasa e pela FAB "deve ser considerado de fato um trabalho missionário, um trabalho que leva a esperança e a salvação de muitas vidas aos lugares de mais difícil acesso de nosso Brasil".

Ao falar dos dobreviventes, o presidente Lula declarou que se une "neste hino de agradecimento por Deus ter permitido que suas vidas fossem preservadas". No texto, o presidente também envia "com o coração cheio de dor, o abraço afetuoso a cada um dos familiares" dos dois passageiros mortos, o técnico em enfermagem João de Abreu Filho e o suboficial da Aeronáutica, Marcelo dos Santos Dias.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir