Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-11-2009

Após atentado, ONU vai retirar 600 funcionários do Afeganistão
Em outubro, casa usada pela organização em Cabul sofreu ataque.Cinco funcionários da ONU morreram na ação.
Após atentado, ONU vai retirar 600 funcionários do Afeganistão
Foto: AP

A Organização das Nações Unidas (ONU) irá retirar, temporariamente e por segurança, mais da metade de seus funcionários estrangeiros - os que não são considerados essenciais - do Afeganistão, disse nesta quinta-feira (5) Aleem Siddique, porta-voz da instituição.

A decisão ocorre após o ataque talibã registrado na última semana de outubro (28), contra uma hospedaria utilizada pela organização no centro de Cabul. O atentado matou cinco funcionários da ONU, dois policiais e uma oitava pessoa, cujo corpo carbonizado não foi identificado, além dos três terroristas que realizaram o ataque. Cinco pessoas também ficaram feridas.

No mesmo dia, duas horas após esse ataque, foguetes foram lançados contra o hotel Serena, um dos principais da capital afegã e utilizado por diplomatas e jornalistas internacionais. Nesse caso não há registro de vítimas.


Talibã

Um porta-voz habitual dos talibãs, Zabihullah Mujahed, reivindicou o ataque. Na ocasião, afirmou que o mesmo foi a "primeira etapa" de uma campanha de desestabilização do processo eleitoral no país.

G1 conta a história: Talibã é fruto de vácuo de poder após anos de conflito no Afeganistão

A ONU mantém no país cerca de 1.100 funcionários estrangeiros. O plano da organização é retirar 600 pessoas, provavelmente a partir desta quinta. Alguns empregados podem ser transferidos para locais considerados mais seguros no Afeganistão, mas a maior parte deixará o país.

O porta-voz informou ainda que missão da ONU no Afeganistão dispõe de um total de cinco mil trabalhadores ou colaboradores, mas 80% são afegãos.

"Levamos mais de meio século no Afeganistão e os programas continuam. Mas os recentes eventos trágicos nos forçam a revisar a segurança", assegurou Siddique.

A ONU divulgou nota dizendo sque o organismo está "dando passos adicionais para reduzir os riscos de seu pessoal nacional e internacional" no país.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se reuniu na segunda-feira (2) com o presidente eleito, Hamid Karzai, em Cabul, e lhe pediu que as Forças de Segurança afegãs contribuam para garantir a segurança nas instalações da organização.

(*) Com informações da EFE, France Presse e Reuters

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir