Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 06-11-2009

O FIM DO MUNDO
Acho que foi em 1980 ou 1981, eu estava viajando pelo sert�o da Para�ba e naquela �poca havia um desses falsos profetas que vivem prevendo o fim do mundo
O FIM DO MUNDO
Foto:Paulo Araujo

Acho que foi em 1980 ou 1981, eu estava viajando pelo sert�o da Para�ba e naquela �poca havia um desses falsos profetas que vivem prevendo o fim do mundo. N�o me recordo mais o nome dele, sei apenas que ele chamou muito a aten��o de todo o povo do nordeste e chegou at� a aparecer no Jornal Nacional. Cabelo e barba compridos, bata longa de algod�o cru, ele arrastava uma pequena multid�o nas suas andan�as, alertando a todos que abandonassem tudo porque o fim estava pr�ximo e com data marcada, justamente o dia em que eu estava em Pocinhos, cidade natal do meu pai, l� no sert�o do Cariri. O tal profeta tinha dito que o fim do mundo viria com um dil�vio. Imaginem voc�s o poder de persuas�o necess�rio para convencer os sertanejos paraibanos, em meio a uma seca violent�ssima que se arrastava por v�rios meses, de que a destrui��o final viria das �guas. No dia fat�dico eu levantei bem cedo para n�o perder um minuto sequer do apocalipse. Levantar cedo � f�cil quando o sol j� come�a a assar sua cabe�a antes das seis da manh�. Aquele dia, no entanto, amanheceu diferente. O sol resolvera n�o dar o ar da gra�a, deixando o tempo levemente nublado. Nuvens escuras h� muito tempo esquecidas apareceram acanhadamente no c�u e foram tomando corpo, junto com elas o temor da maioria dos pobres mortais, a honra e a gl�ria do falso profeta. � medida que as nuvens se encorpavam, um princ�pio de p�nico ia se espalhando pelo sert�o. Eu tentava o quanto podia acalmar as pessoas mais pr�ximas, agarradas a seus ter�os, pedindo perd�o ao criador. Quando come�aram os primeiros pingos da chuva, o p�nico j� havia se alastrado. A casa do falso profeta, em Campina Grande, estava cercada dos devotos antigos e dos pecadores de �ltima hora. A chuva caiu e passou t�o r�pido quanto a honra e a gl�ria do falso profeta. Mal o �ltimo pingo tocou o solo, o sol reapareceu mais forte do que nunca. O dil�vio, coitado, n�o chegou nem a molhar o ch�o ressequido do Cariri. O mundo n�o acabou, o falso profeta quase foi linchado pelos pecadores de �ltima hora e, principalmente, pelos antigos devotos que haviam lhe entregue tudo o que tinham como sinal de arrependimento.

Lembrei-me disso por causa da mat�ria de capa da revista VEJA desta semana: O fim do mundo em 2012.. Desde os 14 anos o escritor Patrick Geryl se prepara para o fim do mundo que acontecer� no dia 21 de dezembro de 2012. Com 54 anos, nunca se casou, n�o tem filhos e est� construindo em Sierra Nevada, no sul da Espanha, habita��es capazes de resistir ao cataclismo que ele acredita destruir� o planeta. Ele e seu grupo pretendem levar 5.000 pessoas para um local que resistir� aos horrores do apocalipse. Por que 2012? A explica��o est� numa conflu�ncia de achados prof�ticos: a Terra ser� destru�da com a volta do planeta Nibiru, em 2012; o calend�rio dos maias acaba em 21 de dezembro de 2012; os eternos int�rpretes de Nostradamus; os especialistas em mirabol�ncias geol�gicas e astron�micas com um vasto card�pio de cat�strofes como a revers�o do campo magn�tico da Terra, mudan�as no eixo de rota��o do planeta, devastadora tempestade solar e derradeiro alinhamento planet�rio em que a Terra ficar� no centro da Via L�ctea � tudo em 21 de dezembro de 2012. Embalado por essas evid�ncias pouco evidentes, Hollywood, � claro, n�o perdeu tempo. Dia 13 de novembro ocorrer� a estreia mundial de 2012., uma superprodu��o que conta a saga dos que tentam desesperadamente sobreviver � cat�strofe final. O fim do mundo de uns � o come�o do lucro de outros. No site da Amazon constam 275 livros sobre 2012, tamb�m j� existem lojas, nos Estados Unidos, vendendo produtos para o apocalipse, como pastilhas purificadoras de �gua e potes de magn�sio, bons para acender o fogo.

Talvez n�o exista profecia mais malsucedida na hist�ria da humanidade do que essa do fim do mundo, falhou em 100% das vezes, mas continua a se espalhar. A revista apresenta um quadro com os fins do mundo e seus fins, ao qual eu acrescento o ano de 1980 ou 1981, com o falso profeta paraibano. Por que, ent�o, o fim do mundo � uma ideia que nos aterroriza e, paradoxalmente, a que mais nos consola?

S�o apresentadas teorias cient�ficas para explicar o fen�meno, mas eu n�o entrarei aqui nessa discuss�o, quem estiver curioso � s� ler a revista. Caso algum de voc�s esteja desapontado porque o mundo vai acabar justamente antes da Copa do Mundo e das Olimp�adas no Brasil, aconselho ler a mat�ria para n�o ir acusando Deus de ter deixado de ser brasileiro. Para os que j� chegaram a desespero tamanho que n�o t�m nem coragem de abrir a revista, posso tranquiliz�-los, pois nenhuma das hip�teses do fim do mundo mencionadas na reportagem faz sentido. O planeta Nibiru nem existe. A civiliza��o maia tinha tr�s calend�rios: o divino, o civil e o de longa contagem, que termina em 2012 e os maias nunca afirmaram que isso era o fim do mundo. Uma mudan�a no eixo de rota��o da Terra � imposs�vel, garante David Morrison, cientista da Nasa. Revers�o do campo magn�tico da Terra? Acontece de vez em quando, de 400.000 em 400.000 anos, e n�o causa nenhum mal � vida na Terra. Tempestade solar? Tamb�m acontece e em nada nos afeta. Derradeiro alinhamento planet�rio em que a Terra ficar� no centro da gal�xia? N�o haver� nenhum alinhamento planet�rio em 2012, muito menos existe algu�m que saiba onde fica "o centro" da gal�xia.

Mais tranquilo agora? Ent�o pegue a B�blia Sagrada e leia o �ltimo livro do Novo Testamento, Apocalipse., tamb�m chamado A revela��o de Deus a Jo�o.. Ao contr�rio do que muita gente pensa, apocalipse n�o quer dizer "fim do mundo" e sim "revela��o". Foi escrito durante um tempo em que as autoridades romanas estavam perseguindo os crist�os porque eles n�o prestavam culto ao imperador romano, que chamava a si mesmo de "Senhor" e "Deus". Jo�o o escreveu quando estava preso na ilha de Patmos por ter anunciado a Boa-Not�cia do Evangelho e era direcionado para as sete igrejas da prov�ncia romana da �sia, numa regi�o que hoje faz parte da Turquia. Para os crist�os, o livro possui a pr�-vis�o dos �ltimos acontecimentos antes, durante e ap�s o retorno do Messias. A maior parte do livro � escrita em linguagem simb�lica, o que d� margem a diversas interpreta��es por parte de crist�os, n�o crist�os, ateus, curiosos e palpiteiros em geral. O autor discorre sobre as consequ�ncias do acatamento ou n�o dos apelos do Novo Testamento ("Voltem-se a Deus", "arrependam-se dos seus pecados"), dividindo os que se converteram e os que se negaram a viver com ele. Este � um dos livros da B�blia que mais tem provocado pol�micas e ati�ado a curiosidade daqueles que vivem ansiosos para saber quando ser� o dia do Ju�zo Final. Eu, como crist�o, busco, busco por meio da Palavra, tornar-me a cada dia uma pessoa melhor, sem preocupar-me com previs�es de quando esse dia chegar�. Est� l� em Mateus 13.32-33: -Quanto ao dia e hora ningu�m sabe, nem os anjos do c�u, nem o Filho, mas somente o Pai. Vigiem e fiquem alertas, pois voc�s n�o sabem quando chegar� a hora.. Mais n�o falo porque s� este par�grafo j� � motivo para discuss�es intermin�veis que podem se arrastar at� depois de 21 de dezembro de 2012.


Visite meus blogs:







    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Paulo Araujo    |      Imprimir