Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-11-2009

Maranhense reaproveita cascas de coco verde na agricultura
Empres�rio criou m�quina para triturar as sobras da fruta.Nove anos ap�s pedido, ele conquistou a patente da inven��o.
Maranhense reaproveita cascas de coco verde na agricultura
Foto:Divulga��o/Sinc

Pensando em uma forma de reaproveitar as cascas dos cocos verdes, o empres�rio Marcelino Lopes, de 57 anos, criou uma m�quina capaz de triturar os restos da fruta no Maranh�o. O produto final pode ser utilizado na agricultura, como adubo, e na ind�stria da constru��o civil, como cimento.

"A fibra do coco tamb�m pode ser utilizada para finalidades mais nobres, como artesanato. Mas o importante � conseguir utilizar a m�quina para criar emprego e renda para as fam�lias", afirmou Lopes ao G1.

A cria��o de Lopes precisou de quatro anos para ficar pronta. A inven��o foi patenteada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que tem representa��o local na Secretaria de Estado da Ind�stria e Com�rcio (Sinc) do estado. De acordo com a Sinc, ele deu entrada no pedido da patente em 2000. "A cria��o desta m�quina levou quatro anos. Fiz v�rios testes at� chegar ao ponto que eu considerei ideal", disse.

O empres�rio afirmou ter criado a m�quina para colaborar com o meio ambiente. "N�o possuo forma��o superior, acho que aprendi com o meu pai a ter amor pelo trabalho", afirmou Lopes, que j� vendeu outras seis m�quinas para produtores de coco do Maranh�o.

Segundo a Sinc, as cascas do coco verde correspondem a mais da metade do peso bruto da fruta e s�o geralmente depositadas em aterros e lix�es, provocando problemas aos servi�os municipais de coleta de lixo.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir