Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-11-2009

Bate Papo
Neste primeiro Bate Papo trocamos
Bate Papo
Foto: Renato Alves


Neste primeiro Bate Papo trocamos firulas sobre a sucess�o de Paulo Hartung, o pleito de 2010 e n�o poder�amos deixar de comentar as degolas municipais promovidas pelo Prefeito Dr. Jander.

Renato Alves: Estranha o fato do Minist�rio P�blico ainda n�o ter colocado freio na j� franca e aberta disputa eleitoral em que praticamente todos os potenciais candidatos j� se embrenharam. Sob o manto do termo pr�-candidato � propaganda extempor�nea corre solta em c�u de brigadeiro e quem tem a m�quina na m�o j� largou com pelo menos cem metros de dianteira.

Mario Moreira: Paulo Hartung n�o contava com a ascens�o de Renato Casagrande e n�o esperava uma candidatura t�o antecipada de Luis Paulo. Nesse cen�rio de tr�s candidatos, fatalmente teremos segundo turno, o que PH n�o imaginava e n�o queria. Pelo hist�rico pol�tico de PH, creio que ele far� de tudo para tirar Casagrande do p�reo.

Renato Alves: H� uma corrente noticiosa circulando pela net, dando conta sobre poss�veis resultados de uma prov�vel pesquisa eleitoral realizada na Grande Vit�ria. Nela Casagrande estaria na frente dos outros dois candidatos citados, fato que certamente causou alvoro�o no time palaciano. Por aqui a massa da popula��o, sobretudo a dos botiquins, nos afirma a predile��o por Casagrande, ou seja, se no sul j� estaria dif�cil para o candidato palaciano, dizer o qu� do cen�rio no resto do Estado.

Mario Moreira: Ainda sobre 2010, vamos ter em Marata�zes uma bela disputa para o pleito de Estadual. A novidade � as n�o-candidaturas de Gazzani e Rudinho, o que abre caminho para outros candidatos. O nome mais lembrado at� o momento � o de Toninho Bittencourt, mas ele est� esperando a defini��o de Ferra�o, n�o querendo uma disputa direta.

Renato Alves: Para Ferra�o, o cen�rio j� n�o � mais o de c�u de brigadeiro ao qual ele estava acostumado a plainar. Vindo de uma derrota importante em Cachoeiro e com candidatos de peso rumando para a briga pelas cadeiras de Federal, certamente ele vai tentar uma reelei��o, fincando, diferentemente do pleito passado, suas for�as e capital financeiro nos munic�pios sulinos, de modo que n�o deve mais alcan�ar a quantia de votos do passado. Gazzani por sua vez, est� tentando reconquistar a confian�a do eleitorado buscando desenvolver um bom trabalho na Secretaria de Seguran�a de Marata�zes, mas seus olhos est�o de fato voltados para a prefeitura de Itapemirim em 2012.

Mario Moreira: �, n�o podemos esquecer que o pleito de 2010 ter� consequ�ncias direta em Marata�zes, com v�rios agentes querendo delimitar terreno para 2012. � o caso de Toninho, Jander e Dilc�a, bem como do nome que surgir� resultado da pr�via do pr�ximo dia 22 do grupo (PDT, PT e PSB), que tamb�m tentar� a sorte em 2010, mas com o intuito claro de chegar em 2012 capitalizado.

Renato Alves: Esse grupo por crescer rapidamente chamou a aten��o dos grupos rivais na mesma propor��o, dessa forma, como num golpe de Capoeira foram ao ch�o com uma rasteira preciosa. O triste � que a rasteira partiu na forma conhecida como fogo amigo. Agora resta saber se o grupo vai conseguir se reerguer e novamente se impor. Outra confus�o interna ocorreu na seara das filia��es, uma vez que duas das propaladas inten��es de candidaturas, se n�o fosse � trapalhada ou rasteirada do PV, teriam morrido por si s�, vez que restariam estar na chamada dupla filia��o. Assim, a rasteirada pode ter servido para dar f�lego extra as candidaturas de Zanata (PDT de Itapemirim) e Ivilisi (PT de Marata�zes). Lembrando, por bem ou por mau, que o PDT de Itapemirim est� nas m�os calejadas do advogado Maur�cio Galante.

Mario Moreira: Em rela��o �s degolas em Marata�zes o que se v� � que o Prefeito Jander n�o espera muito tempo para exonerar algum secret�rio que n�o o agrade. Mas esta atitude tamb�m leva a popula��o a crer que as mesmas n�o foram inicialmente bem avaliadas, pois com dez meses de Administra��o v�rios secret�rios j� ca�ram, levando ainda incertezas aos outros secret�rios.

Renato Alves: conversando com alguns dos secret�rios mais pr�ximos do prefeito, a sensa��o que eles nos passam � que est�o com receio de um afunilamento cada vez maior em rela��o aos nomes do time da reserva com capacidade para compor a altura o novo secretariado. Por outro lado � n�tido de que tamb�m na Administra��o do Dr. Jander est� havendo o chamado fogo amigo, l� verdadeiros aliados est�o sendo alijados enquanto aliados de primeira hora ou de momento, est�o recebendo privil�gios n�o merecidos e assim por vezes distorcendo ou destoando o ritmo da Administra��o.

At� o pr�ximo Bate Papo.


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir