Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-11-2009

Merkel, Gorbachev e Walesa cruzam antigo ponto de controle do muro
Passagem faz parte das festividades pelos 20 anos da queda do muro.Derrubada marcou o fim da Guerra Fria e a reunifica��o da Alemanha.
Merkel, Gorbachev e Walesa cruzam antigo ponto de controle do muro
Foto: AFP

A chanceler alem�, Angela Merkel, o ex-presidente sovi�tico Mikhail Gorbachev e o ex-l�der sindical polon�s Lech Walesa cruzaram nesta segunda-feira o "checkpoint" simb�lico do Muro de Berlim, aberto pela primeira vez h� 20 anos.

O passeio, acompanhado por uma multid�o, � parte das festividades pelos 20 anos da queda do muro, que marcou o fim da Guerra Fria e a reunifica��o da Alemanha.

Leia tamb�m: G1 conta a hist�ria do Muro de Berlim


Sob uma chuvinha persistente, Merkel cruzou sorridente, ao lado de seus convidados e centenas de pessoas, a ponte de Bornholmer Strasse, uma das primeiras passagens fronteiri�as abertas em 1989.

Merkel deu in�cio na manh� desta segunda-feira �s cerim�nias de comemora��o do 20� anivers�rio da queda do Muro de Berlim comparecendo � igreja de Gethsemani, em Berlim Oriental, um dos redutos da dissid�ncia e das manifesta��es que em 9 de novembro de 1989 obrigaram a Alemanha comunista, a desaparecida Rep�blica Democr�tica da Alemanha (RDA), a abrir suas fronteiras.

Os dirigentes dos pa�ses da Europa participam nas cerim�nias, ao lado dos representantes das quatro pot�ncias - Estados Unidos, R�ssia, Reino Unido e Fran�a - que ocuparam a Alemanha ap�s a rendi��o nazista em 1945 e at� a reunifica��o em 1990.
Os chefes de Estado e Governo devem comparecer � noite � principal cerim�nia, no Port�o de Brandeburgo, s�mbolo de Berlim, por onde passava o "muro da vergonha", constru�do em 1961 pela RDA para impedir a passagem de seus cidad�os ao Oeste.

A expectativa � de que 100 mil pessoas assistam ao evento.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir