Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 12-11-2009

Suposta lista de cornos no Orkut vira caso policial em MG
Site divulga pessoas que teriam sido tra�das em Lagoa da Prata. V�timas abriram boletim de ocorr�ncia; caso ser� investigado pela pol�cia.
Suposta lista de cornos no Orkut vira caso policial em MG
Foto: Reprodu��o

A rotina de Lagoa da Prata, em Minas Gerais, mudou no �ltimo m�s, depois que foram publicadas no Orkut listas com os supostos cornos da cidade com 44 mil habitantes. No total, o respons�vel (ou respons�veis) pelas comunidades publicou cerca de 300 nomes de pessoas que j� teriam sido tra�das por seus parceiros. Agora resta somente uma comunidade, criada em 13 de outubro por "Ricard�o", com 17 nomes e detalhes sobre suas vidas (ocupa��o, qual carro ou quantas vezes a pessoa foi tra�da, por exemplo).

Valdeci Donizeti de Mattos, comandante da Pol�cia Militar de Lagoa da Prata, afirmou que de quatro a cinco comunidades foram criadas, mas com a repercuss�o elas acabaram saindo do ar. No site oficial de Lagoa da Prata, a enquete pergunta o que os internautas acharam da lista. "Um absurdo, "engra�ado" e "meu nome" est�o entre as respostas.

Ainda de acordo com Mattos, a pol�cia registrou tr�s boletins de ocorr�ncia que foram encaminhados � delegacia. J� existem diversos suspeitos. "Aqueles que se sentirem incomodados devem procurar as autoridades, para serem instru�dos sobre o que fazer", disse Mattos ao G1.

Na �nica comunidade restante, "Ricard�o" sugere: "veja a lista abaixo e confira se seu nome est� l�. Se seu nome ainda n�o est� na lista, � porque n�o descobrimos ainda". E finaliza: "chifre � igual cons�rcio. Um dia voc� � o contemplado".

Segundo Mattos, os respons�veis pela brincadeira de mau gosto podem responder na Justi�a por crime contra honra e tamb�m difama��o.

Em outras comunidades do Orkut, tamb�m sobre Lagoa da Prata, os internautas comentam o assunto. H� t�picos como "quem fez a lista?", "verifique os candidatos da lista" e "a lista". "Sou de Belo Horizonte e aki [sic] ningu�m fala de outra coisa a n�o ser essa lista", afirma uma internauta. "Se ficar estressado, t� fazendo o jogo do imbecil" e "tomara que tenha sido s� um vacilo e que a pessoa j� esteja arrependida" s�o outros coment�rios.

Constrangimento
O namorado da comerciante Juliana Oliveira apareceu em uma das listas. Ao MGTV, no v�deo que aparece no topo desta reportagem, ela contou: "o pessoal comenta na hora que a gente passa e acabo ficando constrangida. N�o � uma brincadeira agrad�vel e fico sem saber o que falar".

Tamb�m ao MGTV, um comerciante que n�o quis se identificar disse ter ficado surpreso ao descobrir que seu nome aparecia na lista. "De imediato pedi aos funcion�rios que n�o era pra trazer a lista para meu com�rcio e nem queria ter conhecimento dela. N�o tem nada a ganhar, s� a perder [com a lista], porque o intuito � denegrir a imagem das pessoas. Minha esposa � cat�lica, trabalhadeira e tem o que fazer. Nunca tive nem como duvidar dela", afirmou o homem.

* Com informa��es do MGTV


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir