Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-11-2009

Obama mostrou respeito ao imperador japonês ao se curvar, diz diplomacia
Atitude do presidente foi criticada por conservadores nos EUA.Presidente só seguiu protocolo do país, explica Departamento de Estado.
Obama mostrou respeito ao imperador japonês ao se curvar, diz diplomacia
Foto: AFP

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não fez nada além de mostrar respeito ao imperador do Japão ao se curvar em reverência diante dele, declarou nesta terça-feira (17) o departamento de Estado, tentando cortar pela raiz a polêmica levantada pela imprensa norte-americana.

"De um modo geral, o protocolo consiste em respeitar os costumes e tradições do país anfitrião. O presidente só mostrou seu respeito a Akihito", afirmou o Departamento de Estado em comunicado.

De acordo com o código de cortesia japonês, existem quatro níveis de prosternação, que variam segundo as circunstâncias: a simples inclinação de cabeça e as prosternações a 15, 30 e 45 graus.

O comunicado ainda lembra que o serviço de protocolo do Departamento de Estado tem como missão aconselhar o presidente em suas viagens ao exterior.

As imagens de Obama se curvando diante do imperador sábado em Tóquio levaram vários conservadores americanos a dizer que o líder dos Estados Unidos deveria se comportar diante de outros dirigentes de igual para igual ao representar o país no exterior.

Talk shows políticos já exibiram a imagem da mesura dezenas de vezes, enquanto a internet ferve com discussões sobre o gesto presidencial.

"Não sei por que o presidente Obama achou que isto era apropriado. Talvez ele tenha pensado que ficaria bem no Japão. Mas não é apropriado para um presidente americano se curvar diante de um estrangeiro", condenou o comentarista conservador william Kristol, da rede Fox News.

Após assistir às imagens do encontro entre Obama e Akihito, Bill Bennett, outra voz conservadora de peso, disse à rede CNN: "É feio. Eu não quero ver isto (...). Nós não reverenciamos imperadores. Não reverenciamos reis ou imperadores".

Outros críticos conservadores compararam a imagem de Obama se curvando a uma foto do ex-vice-presidente Dick Cheney, que em 2007 cumprimentou o imperador do Japão com um firme aperto de mão - sem nenhuma mesura.

"Aposto que, se você olhar imagens de líderes mundiais nos últimos 20 anos se encontrando com o imperador no Japão, verá que eles não se curvam", destacou Kristol.

Do lado dos defensores do presidente, a ativista democrata Donna Brazile elogiou sua mesura diante do imperador.

"Acho que foi um gesto de gentileza", declarou a comentarista, em entrevista à CNN, estimando que a intenção de Obama era mostrar "boa vontade entre duas nações que se respeitam".




Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir