Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-11-2009

Prisão de Illinois pode ser usada para abrigar detentos de Guantánamo
Centro Prisional Thomson tem 1.600 celas e só abriga 200 prisioneiros.Departamento de Defesa abrigaria menos de 100 detentos de Guantánamo.
Prisão de Illinois pode ser usada para abrigar detentos de Guantánamo
Foto: AP

Uma prisão praticamente vazia do Estado de Illinois poderá ser um local para abrigar estrangeiros suspeitos de terrorismo que atualmente estão na prisão de Guantánamo. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já prometeu fechar as instalações de Cuba até janeiro.

O plano colocaria o Centro Prisional Thomson como prisão de segurança máxima para presos federais e cederia uma parte ao Departamento de Defesa, que abrigaria menos de 100 detentos de Guantánamo, disse Dick Durbin, senador por Illinois.

O Centro Prisional Thomson, localizado a 240 quilômetros ao oeste de Chicago, foi construído pelo governo estadual em 2001 e tem 1.600 celas. Atualmente, só abriga 200 prisioneiros de baixa periculosidade.

Estimativas preliminares mostram que mais de 3.000 empregos seriam criados, potencialmente injetando mais de 1 bilhão de dólares na economia local nos primeiros quatro anos de operação.

Autoridades do governo estão buscando instalações para receber os estrangeiros suspeitos de terrorismo que atualmente estão na base naval de Guantánamo. Também são considerados Fort Leavenworth, no Estado do Kansas, e Standish, em Michigan. A Casa Branca recusou-se a comentar o assunto.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir