Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-11-2009

Karzai assume 2º mandato e promete combate à corrupção no Afeganistão
Presidente convidou rival político a formar governo de unidade.Reeleito assegurou ainda que melhorará segurança no país.
Karzai assume 2º mandato e promete combate à corrupção no Afeganistão
Foto: Anja Niedringhaus/AP

Ao prestar juramento nesta quinta-feira (19) para assumir seu segundo mandato presidencial no Afeganistão, Hamid Karzai prometeu combater a corrupção, reforçar o Exército para proteger o povo nos próximos cinco anos e convidou seu principal rival político, o médico e ex-candidato presidencial Abdullah Abdullah, a formar um governo de unidade nacional.

Em seu primeiro discurso como novo presidente, Karzai reiterou sua oferta de reconciliação aos talibãs moderados e de colaboração com seus opositores nas eleições à Presidência.

Karzai assegurou ainda que acabará com a "cultura da impunidade" reinante no país. O presidente afegão também se comprometeu a intensificar a luta contra a produção e tráfico de drogas.

A ceremonia teve participação de 800 convidados, entre eles 300 estrangeiros - contando com o presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, e a secretaria de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

Leia também: Carro-bomba mata dois soldados americanos

Karzai assumiu depois de um processo eleitoral conturbado, marcado por denúncias de corrupção. Ele foi proclamado vencedor das eleições depois que Abdullah retirou sua candidatura no segundo turno, questionando a legitimidade da comissão eleitoral. Os EUA apoiaram sua vitória, mas exigiram que ele combata a corrupção no país.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir