Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 20-11-2009

Um dia após posse de Karzai, atentado mata 16 pessoas no Afe
Homem detonou explosivos em moto.Ataque matou crianças e um policial.
Um dia após posse de Karzai, atentado mata 16 pessoas no Afe
Foto: scrapetv.com/News/News%20Pages/Everyone%20Els..

Um dia após a posse do presidente reeleito do Afeganistão, Hamid Karzai, um suicida em uma moto detonou explosivos e matou ao menos 16 pessoas, entre eles duas crianças e um policial, em uma praça movimentada de uma cidade a oeste do país, informaram autoridades nesta sexta-feira (20).

De acordo com o governador Rohul Amin, a explosão ocorrer a 50 metros de seu escritório, em Farah. A polícia gritou para o homem parar antes de ele detonar os explosivos, segundo o chefe da polícia Mohammad Faqir Askar. "Nesses dias, o Talibã tem causado muitas mortes, pois as forças de segurança têm empreendido operações contra a insurgência na região", disse ele.

G1 conta a história: Talibã é fruto de vácuo de poder após anos de conflito no Afeganistão

A violência ocorre um dia após o juramento de posse do presidente Hamid Karzai, reeleito após um turbulento processo eleitoral, com denúncias de fraude e um segundo turno cancelado. Em seu discurso desta quinta-feira, Karzai pregou a reconciliação nacional. "Convidamos os compatriotas insatisfeitos que não estão ligados diretamente ao terrorismo internacional a retornar a sua terra".

A cerimônia teve participação de 800 convidados, entre eles 300 estrangeiros - contando com o presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, e a secretaria de Estado norte-americana, Hillary Clinton. O presidente americano anunciou nesta semana que está prestes a decidir se enviará ou não mais tropas ao país.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir