Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-11-2009

Isolado politicamente, Celso Pitta morre em SP
Adeus: Poucos pol�ticos foram ao vel�rio do ex-prefeito Celso Pitta
Isolado politicamente, Celso Pitta morre em SP
Foto: S�rgio Neves/AE

Celso Roberto Pitta do Nascimento, de 63 anos, ex-prefeito de S�o Paulo (1997-2000), morreu �s 23h50 de ontem (20), v�tima de c�ncer no intestino. Ele estava internado desde o dia 3 no Hospital S�rio-Liban�s. Lutava contra a doen�a havia onze meses. O corpo est� sendo velado na Assembleia Legislativa desde as 13 horas de ontem. O sepultamento estava marcado para as 17 horas no Cemit�rio Gets�mani.

Isolado politicamente - vivendo de "algumas consultorias" na �rea de economia, como ele pr�prio informava -, Pitta morreu acuado pelo Minist�rio P�blico e pela Justi�a sob acusa��o de atos de improbidade administrativa e corrup��o.

Economista, com mestrado na Universidade de Leeds (Inglaterra) e na de Harvard (EUA), despontou durante a gest�o de Paulo Maluf, seu padrinho pol�tico, na Prefeitura de S�o Paulo (1993-1996). Naquele per�odo exerceu a fun��o de secret�rio de Finan�as e envolveu-se em um dos epis�dios mais emblem�ticos do governo Maluf - emiss�o de Letras Financeiras do Tesouro para pagamento de precat�rios, d�vidas judiciais da administra��o. Ao final de seu mandato, Maluf escolheu Pitta para sucede-lo. Foi uma surpresa. Aos c�ticos, Maluf declarou: "Votem no Pitta, e se ele n�o for um grande prefeito, nunca mais votem em mim".

Pitta elegeu-se com 62,2% dos votos, superando Luiza Erundina (PT) no segundo turno. Mas logo rompeu com Maluf, que nem ao vel�rio foi. Em viagem, segundo sua assessoria, Maluf, hoje deputado federal (PP-SP), mandou telegrama. "Nossos p�sames pelo falecimento de Celso Pitta, que lamentamos", dizia o texto.

O ex-governador Orestes Qu�rcia (PMDB) lamentou. "O Pitta, no fundo, � um injusti�ado. � mais v�tima do que algoz em todo o processo. Desejamos que ele v� para o c�u".

Isolado politicamente, Celso Pitta morre em SP
Corpo do ex-prefeito de S�o Paulo foi velado na Assembl�ia Legislativa. Ex-padrinho pol�tico, Paulo Maluf, apenas enviou telegrama � fam�lia lamentando o falecimento

Fonte: www.moginews.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir