Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-11-2009

Como emagrecer dormindo
Veja dez dicas comprovadas cientificamente que ajudam quem quer perder peso sem passar fome.
Como emagrecer dormindo
Foto:http://lindadeviver.files.wordpress.com/2008/11/aliment

Emagrecer, ficar em forma, n�o � apenas uma quest�o de vaidade, � tamb�m uma quest�o de sa�de.

Os dados divulgados quinta-feira passada (19) pelo Minist�rio da Sa�de s�o alarmantes: 43% dos brasileiros que moram nas capitais est�o com sobrepeso. Ou seja, gordos.

Consequentemente, o n�mero de mortes por diabetes, doen�a relacionada � obesidade, aumentou.

Agora vem a boa not�cia: pesquisadores na Inglaterra montaram um manual pr�tico e muito simples para emagrecer sem passar fome. S�o dez dicas e todas comprovadas cientificamente.

L�pis e papel na m�o? Ent�o vamos l�!

Todo mundo sabe que tipo de comida engorda e mesmo assim, 400 milh�es de pessoas no mundo sofrem de obesidade. Deixou de ser uma quest�o de vaidade. Virou epidemia.

Pesquisadores brit�nicos v�o mostrar agora o que realmente funciona na hora de perder peso.


Dica 1: nunca pule uma refei��o
Ao contr�rio do que se pensa, pular refei��es engorda! E voc� vai saber por qu�.

Michael � jornalista e aceitou participar de uma experi�ncia para mostrar o que acontece no c�rebro quando pulamos uma refei��o.

No primeiro dia, ele tomou um bom caf� da manh� e depois fez um exame de resson�ncia magn�tica funcional. Dentro do aparelho, mostraram a Michael imagens de legumes e saladas e de comidas bem cal�ricas, como doces e batatas fritas. Como Michael estava satisfeito, o c�rebro dele n�o deu a menor bola pro que viu.

Na manh� seguinte, o jornalista fez o mesmo exame, s� que em jejum. Na hora da salada, uma �rea do c�rebro dele esbo�ou uma leve rea��o, mas quando viu doces cheios de a��car, aqueles que destroem qualquer dieta, a mesma regi�o do c�rebro foi � loucura.

Tudo isso � culpa de um horm�nio: a grelina. Quando pulamos uma refei��o e nosso estom�go fica vazio, a grelina manda para o c�rebro mensagens urgentes do tipo: �emerg�ncia, estamos a zero! Consiga toda a comida que puder�!

Nosso c�rebro ent�o, muito obediente, manda a gente atacar tenta��es bem cal�ricas para recompensar nosso "pobre" est�mago vazio. Pronto, a dieta foi por �gua abaixo!

Ent�o, j� sabe. Nunca, jamais, em hip�tese alguma, pule uma refei��o.

E por falar em refei��es, vamos para a dica n�mero 2. T�o simples que parece provoca��o, mas funciona muito bem. Palavra da ci�ncia.

Dica 2: coma em um prato menor.
Se voc� trocar um prato com 30 cent�metros de di�metro por um de 25 cent�metros, voc� provavelmente vai comer 22% menos. Duvida? Pois um estudo comprova a teoria. Em um cinema dos Estados Unidos, metade da plateia recebeu um pacote normal de pipoca. A outra metade, um pacote gigante. As duas por��es eram generosas, tanto � que a maioria das pessoas n�o deu conta de tudo.

Mesmo assim, quem ficou com os pacotes maiores comeu 45% a mais do que os outros. Eles simplesmente n�o conseguiram parar de comer mesmo quando ficaram satisfeitos.
Dica 3: conte as calorias
Para tudo o que voc� gosta de comer ou beber, existe uma vers�o light. Prefira um cafezinho, que tem s� 10 calorias em vez daquele cappuccino, que tem 100. Uma salada com frango grelhado tem 250 calorias. Uma com mussarela de b�fala, torradinhas e molho cremoso, sobe pra 450 calorias.

Quer comer pizza? Pe�a uma fininha, de queijo com tomate e j� ser�o 850 calorias. Agora, se voc� for chutar o balde com uma pizza de calabresa, ser�o mais de 1400 calorias. Sem falar na culpa!

Mas o que dizer daqueles gordinhos que est�o sempre comendo coisas saud�veis e mesmo assim n�o emagrecem? Pois �, alguns gordinhos s� comem coisas saud�veis e mesmo assim n�o emagrecem de jeito nenhum.

Debbie, por exemplo, nunca come frituras, massas ou doces e, mesmo assim, est� muito acima do peso. Para ela, s� tem uma explica��o: o metabolismo dela � lento.

Ser�? M�dicos avaliaram o �ndice metab�lico de Debbie, ou seja, quantas calorias o organismo dela queima para se manter vivo. Quarenta minutos depois de fazer um teste permanecendo deitada, veio a surpresa. O metabolismo de Debbie � absolutamente normal. Ent�o por que ela n�o emagrece? Cientistas decidiram investigar o caso da atriz.

Durante cinco dias, Debbie se disp�s a fazer um di�rio de tudo o que come e vai ter que tomar todo os dias um l�quido que permite medir quantas calorias Debbie comeu e quantas queimou. Sai tudo no xixi.

A atriz prometeu contar tudo o que comia, tim-tim por tim-tim. Com uma c�mera de video, Debbie relatou comer pouco mais de mil calorias por dia. S� que os exames de urina deram um resultado bem diferente: tr�s mil calorias di�rias! Debbie simplesmente esqueceu de contar dois ter�os do que comeu.

E isso n�o � coisa de gordinho, n�o! Estudos mostram que todo mundo esquece metade do que de fato come.

Ent�o, vamos � pr�xima dica:

Dica 4: pare de culpar seu metabolismo e preste muita aten��o no que voc� est� comendo!
Uma salada de frutas grande, por exemplo, � supersaud�vel, mas tem caloria � be�a.

Agora, vamos aprender a usar o metabolismo a nosso favor!

Dica 5: capriche na prote�na
Carnes magras, feij�o, ovos e peixes d�o uma sensa��o maior de saciedade. Bastam 10% a mais prote�na no seu caf� da manh� e voc� vai comer menos no almo�o.

Especialistas em nutri��o fizeram um teste com tr�s oper�rios de tipos f�sicos e metabolismos semelhantes. Antes do trabalho, cada um tomou um caf� da manh� com o mesmo n�mero de calorias, mas muito diferentes.

Mick comeu mais carboidratos, nutrientes que est�o nos p�es, massas e batatas. J� o caf� da manh� de Willy tinha mais gordura. E o de Charlie, mais prote�na, como ovos e presunto magro.

Quatro horas depois, eles almo�aram. Chalie, que comeu mais prote�nas, quase n�o sentiu fome. Comeu muito menos do que os colegas.

Isso acontece porque, de todos os nutrientes, a prote�na � a que mais libera um horm�nio precioso para quem quer emagrecer. O horm�nio da saciedade.

Dica 6: aposte nas sopas
A dica n�mero seis prova que existe um outro jeito bem simples de seguir com sua dieta sem morrer de fome: sopa!

Pesquisadores fizeram um teste revelador com duas equipes de recrutas do Ex�rcito ingl�s. A equipe amarela comeu no almo�o uma boa por��o de frango, legumes e arroz, com um copo de �gua para acompanhar. A equipe vermelha comeu exatamente a mesma coisa, mas tudo batido no liquidificador. Uma sopa bem consistente.

Depois do almo�o, o volume de comida no est�mago dos recrutas foi medido com um aparelho de ultrassom. Duas horas depois, os recrutas que almo�aram o frango s�lido tinham bem menos comida no est�mago e come�avam a sentir fome. J� a equipe vermelha, que tomou sopa, ainda estava de barriga cheia.

Isso acontece porque, quando comemos alimentos s�lidos acompanhados de l�quidos, como �gua ou sucos, esses l�quidos logo seguem pelo sistema digestivo, e o volume no est�mago fica menor. Por isso, a comida � processada mais rapidamente pelo organismo. J� uma sopa bem grossa, batida, demora mais para ser digerida. Voc� fica satisfeito por muito mais tempo. Ent�o, aposte nas sopas!

Dica 7: evite comer de tudo um pouco, fa�a escolhas
Pastilhas de chocolate coloridas, por exemplo, fazem muito mais sucesso do que as de uma cor s�. Quando estamos em um restaurante a quilo, o excesso de op��es � uma tenta��o, e acabamos exagerando um pouquinho.

Estudos mostram que, quando a oferta � grande, chegamos a comer 30% a mais. Ent�o, j� sabe: variedade exagerada � inimiga da dieta.

Dica 8: latic�nios podem ajudar voc� a eliminar gordura
Agora, os amigos da dieta! A gordura e o c�lcio s�o, ent�o, eliminados nas fezes. Novas pesquisas mostram que o c�lcio que est� nos queijos, iogurtes e leite cola nas mol�culas de gordura presentes no que acabamos de comer. A combina��o vira uma esp�cie de sab�o, que o intestino delgado n�o consegue absorver. Essa gordura segue, ent�o, seu caminho e vai parar no vaso sanit�rio.

Mas se voc� quer mesmo emagrecer, esque�a os queijos gordurosos. Estamos falando de leite, coalhada e iogurte desnatados e queijos magros, como a ricota e o queijo minas.

Dica 9: voc� pode queimar gordura dormindo.
Essa dica � animadora. Mas antes de ir correndo pra cama, saiba que isso s� vai acontecer se voc� fizer algum tipo de exerc�cio. O jornalista ingl�s Michael Mosley duvida que isso seja verdade, mas aceitou fazer um teste. Encarou a esteira em ritmo moderado. Andou nove quil�metros em uma hora e meia.

Quase morreu de cansa�o. E de decep��o, quando soube do resultado. Analisando o ar exalado por Michael, o pesquisador descobriu que ele tinha queimado menos de 20 gramas de gordura.

No dia seguinte, Michael voltou ao laborat�rio para uma segunda bateria de testes, desta vez, em repouso. E ent�o veio a grande surpresa. Depois dos exerc�cios, durante o sono, o organismo de Michael eliminou outros 49 gramas de gordura, mais do que o dobro da gordura perdida na esteira.

Isso acontece porque o corpo usa diferentes combust�veis para obter energia: carboidratos e gordura. Durante os exerc�cios, nossos m�sculos geralmente preferem usar os carboidratos, porque s�o mais f�ceis de queimar.

Ent�o, quando terminamos de malhar, nosso estoque de carboidratos est� quase zerado. Isso for�a o organismo a buscar outra fonte de energia dentro do corpo: gordura. Mas isso, s� se voc� praticar exerc�cios regularmente e suar bastante com eles.

Se voc� � daqueles que jamais vai entrar em uma academia, a dica numero dez � para voc�.

Dica 10: fa�a gin�stica do instante
Amy � locutora de r�dio. A maior gin�stica que ela faz � levantamento de agulha de croch�. Amy fica quase o dia inteiro sentada. Faz alguma coisa na cozinha e vai para o trabalho de metr�. Exerc�cio? Segunda que vem, sem falta! Sempre segunda que vem.

Amy aceitou fazer um novo tipo de exerc�cio: a "gin�stica do instante". Funciona assim: no instante em que atende o celular, em vez de ficar sentada, Amy levanta e anda para l� e para c�. Quando est� arrumando a casa, a todo instante Amy sobe e desce as escadas. No instante em que acaba de almo�ar, em vez de bater papo sentada, ela vai tagarelando com o amigo num passeio pelo bairro. E no momento de pegar o �nibus ou o metr�, Amy desce uma esta��o antes ou depois, s� para andar um pouquinho mais. N�o fica parada na escada rolante e nem mesmo na hora de falar com seus ouvintes.

Resultado: com essas pequenas mudan�as, Amy passou a queimar 240 calorias a mais por dia. Se fizesse assim durante um ano todo, perderia at� 12 quilos.

Aproveite as dicas! Sua sa�de agradece!




Como emagrecer dormindo
Veja dez dicas comprovadas cientificamente que ajudam quem quer perder peso sem passar fome.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir