Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-11-2009

Brasil e Irã trocam apoio em pontos polêmicos
Ahmadinejad chama Lula de "bom amigo"
Brasil e Irã trocam apoio em pontos polêmicos
Foto: www.abril.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente iraniano nesta segunda-feira (23) em Brasília e disse que o Brasil reconhece o direito do Irã em desenvolver pesquisas para seu programa nuclear, desde que com fins pacíficos e cumprindo as regras internacionais. Em contrapartida, Ahmadinejad afirmou concordar com a entrada do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de aumentar a possibilidade de diálogos com outras nações mundiais.

Lula declarou que os países possuem aspirações comuns em questão de progresso econômico e social, por isso respeitam a diversidade. Além disso, ambos possuem um grande potencial energético e procuram fontes alternativas de energia.

Os dois líderes se posicionaram a favor da paz mundial e afirmaram que a finalidade do enriquecimento do urânio não é o desenvolvimento de armas nucleares, apenas o uso para setor de energia.

Nas questões de segurança, Ahmadinejad considera que a ONU falhou nos últimos 60 anos que o poder de veto existente no conselho e alguns países contribuíram ainda mais para conflitos internacionais.

Os presidentes mostraram afinidade e destacaram as relações amistosas entre os países no último século. Ahmadinejad chegou a tratar Lula com a expressão "bom amigo".

Brasil e Irã trocam apoio em pontos polêmicos
Lula reconheceu programa nuclear iraniano e Ahmadinejad afirmou apoiar Brasil como membro permanente em conselho da ONU

Fonte: www.abril.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir