Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-11-2009

Apesar de críticas, Lula defende visita de presidente do irã
Lula fez os comentários durante a visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, a primeira de uma líder iraniano desde que o Xá Mohammad Reza Pahlavi visitou o país em 1965. Dizendo que as duas nações estão renovando "elos centenários", Lula afirmo
Apesar de críticas, Lula defende visita de presidente do irã
Foto: http://ultimosegundo.ig.com.br/new_york_times/2009/11/



Lula decidiu convidar Ahmadinejad apesar de uma série de protestos no Brasil contra o presidente iraniano e duras críticas sobre a visita de membros do Congresso americano e ex-diplomatas brasileiros.

Eles temiam que tal gesto legitimaria o governo iraniano em um momento no qual os Estados Unidos e as potências europeias tentam pressionar o país para que limite seu desenvolvimento de tecnologia nuclear para uso civil.

Ahmadinejad afirmou na segunda-feira que Brasil e Irã estão "buscando um mundo livre de armas de destruição em massa, especialmente armas nucleares".

Mas ele não disse se aceitaria um acordo proposto no qual o Irã exportaria a maioria de seu urânio enriquecido para processamento adicional em combustível para um reator nuclear. Ao invés disso, ele afirmou que o Irã buscará melhorar sua tecnologia de enriquecimento de urânio caso seja incapaz de comprar o produto no exterior.

"Se as pessoas querem que nós produzamos por nós mesmos, então faremos isto", disse Ahmadinejad. "E a oportunidade que nós criaríamos para o outro lado será perdida".

Lula disse que o Irã tem "o direito de desenvolver o enriquecimento de urânio para a produção de energia para usos pacíficos assim como o Brasil o faz". O Brasil tem desenvolvido tecnologia nuclear para uso em produção de energia.

Os dois líderes se encontraram em particular durante três horas antes de anunciar uma série de acordos para energia, agricultura, ciência e tecnologia. Eles também concordaram em acelerar a concessão de vistos diplomáticos entre seus países nos próximos três anos.

Lula afirmou que o Irã se tornou um dos principais parceiros do Brasil no Oriente Médio, com um comércio que duplicou entre 2003 e 2007 chegando a quase US$ 2 bilhões, grande parte em vendas de alimentos brasileiros para o Irã.

Ahmadinejad foi o terceiro líder do Oriente Médio a visitar o Brasil este ano, depois de Shimon Peres de Israel e Mahmoud Abbas da Autoridade Palestina.

Lula disse que irá visitar o Oriente Médio no ano que vem, com viagens ao Irã, Israel e Jordânia.

O envolvimento do Brasil no Oriente Médio, segundo Ahmadinejad, pode "ajudar na promoção da paz e estabilidade".

Ele também disse que apoiou o esforço de Lula para que o Brasil se torne um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Lula disse que o Irã foi essencial na solução de conflitos na região. "Não se segue adiante isolando o Irã", ele afirmou em seu programa de rádio nacional. "Se o Irã é um importante jogador na discórdia, então é importante que alguém sente com o Irã, negocie com o Irã e tente estabelecer um ponto de equilíbrio, para que a sociedade retome uma certa normalidade no Oriente Médio"


Apesar de críticas, Lula defende visita de presidente do irã
Lula fez os comentários durante a visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, a primeira de uma líder iraniano desde que o Xá Mohammad Reza Pahlavi visitou o país em 1965.

Dizendo que as duas nações estão renovando "elos centenários", Lula afirmou que visitará o Irã na próxima primavera como parte de um novo esforço do Brasil em tentar ajudar a levar paz à região.

Fonte: IG
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir