Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-11-2009

Marataízes construirá monumento ao herói capixaba
Domingos José Martins nasceu em 1781, dentro de um Quartel, localizado entre Praia dos Cações e a de Boa Vista.
Marataízes construirá monumento ao herói capixaba
Foto: José Rubens Brumana

Domingos José Martins nasceu em 1781, dentro de um Quartel, localizado entre Praia dos Cações e a de Boa Vista. A comunidade leva o nome de Quartéis. O herói capixaba foi líder de uma das mais importantes revoluções que desejava a ruptura ao domínio português: A Revolução Nativista Pernambucana de 1817. "Em conversa com o historiador José Rubens Brumana, ele propôs que fosse construído um monumento ao nosso grande intelectual da revolução pernambucana e que nasceu aqui", disse a secretária de Educação Dilcéia Marvila.

Por ser em um platô ao lado da rodovia que liga Marataízes ao Estado do Rio de Janeiro e próximo ao mar com forte maresia, a idéia confluiu para uma replica de um quartel e a figura do herói talhado em mármore." Entrei em contato com o Humberto da Sigramar e com um designer especialista em trabalho em mármore de Vitória que virão no próximo dia 29, para conhecer o local onde seria construído esse monumento", disse Dilcéia que lembrou de uma passagem onde seu avô recebeu na localidade de Quartéis, o historiador e professor Norbertino Bahiense que escreveu o livro sobre Domingos Martins. "O ilustre escritor ficou hospedado na casa de minha família e lá existiu uma escola que foi demolida de nome Quartéis", diz.

O Quartel era uma maneira de vigiar a costa sul do Estado dos bucaneros que navegavam em nossos mares. Domingo Martins era filho de um militar e viveu até os três meses de idade em Marataízes.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir