Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 24-11-2009

Número de vítimas de massacre ligado a eleição sobe a 46 nas Filipinas
Duas províncias do sul do país estão em estado de emergência.Doze jornalistas estão entre os mortos.
Número de vítimas de massacre ligado a eleição sobe a 46 nas Filipinas
Foto: AFP

O número de vítimas do massacre eleitoral nas Filipinas subiu a 46, informaram as autoridades locais nesta terça-feira (24). Duas províncias do sul do país estão em estado de emergência.

Muitas das vítimas do ataque na província de Maguindanao são mulheres do Mangudadatu, um poderoso clã local. Cerca de uma dúzia de jornalistas estão entre os mortos.

A presidenta das Filipinas, Gloria Macapal Arroyo, declarou estado de emergência por tempo indeterminado.

O estado de emergência afeta as províncias de Maguindanao e Sultan Kudarat e na cidade de Cotabato. A decisão afeta a uma população 1,5 milhão de habitantes.

A presidente das Filipinas, Gloria Arroyo, declarou estado de emergência nesta terça-feira em algumas áreas do sul do país, um dia depois do massacre de 46 pessoas.

Uma fonte do governo local informara mais cedo que 17 corpos encontrados nesta terça-feira foram retirados da mesma vala comum, perto da cidade de Saniag. "Estavam uns por cima dos outros, como se tivessem sido enterrados às pressas", declarou o chefe regional da polícia, Josefin Cataluna.

O estado de emergência afeta a província de Maguindanao, onde as vítimas foram assassinadas na segunda-feira após um sequestro, e outras duas áreas limítrofes.

A medida envolve 1,54 milhão de pessoas.

A violência parece estar relacionada às rivalidades políticas entre candidatos antes das eleições para o governo da província, programadas para maio de 2010.

O governo filipino prometeu punir os autores deste massacre.

"É um massacre horrível de civis, sem igual recentemente", declarou Jess Dureza, conselheiro da presidente Arroyo.
"Esta violência deve ser detida. Eu peço com muita insistência que o estado de emergência seja decretado na zona e que todas as armas sejam apreendidas", acrescentou.

"A justiça chegará e os autores serão punidos, sejam quem forem", acrescentou Gabriel Claudio, outro conselheiro político da presidente.

Entre os reféns estavam a esposa de um prefeito da província de Maguindanao, Esmael Mangundadatu, seus assistentes e alguns de seus partidários, acrescentou o coronel.

Os jornalistas acompanhavam Mangundadatu, que pretendia anunciara a candidatura ao cargo de governador da província de Maguindanao, de maioria muçulmana, nas eleições previstas para maio de 2010.


(*) Com informações das agências de notícias EFE, France Presse e Reuters

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir