Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-11-2009

Premiê de Israel põe em dúvida chance de trocar presos com o Hamas
Gilad Shalit, preso desde 2006 em Gaza, poderia ser libertado.Acordo ainda está distante, afirma Netanyahu.
Premiê de Israel põe em dúvida chance de trocar presos com o Hamas
Foto: AP

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta terça-feira (24) que uma troca de prisioneiros com o grupo islâmico Hamas ainda não foi definida e pode não acontecer, apesar de um ministro israelense ter previsto algo nesse sentido num futuro próximo.

"Ainda não há acordo, e não sei se haverá", disse Netanyahu, cuja recusa em revelar detalhes da mediação egípcia e alemã alimenta especulações sobre um progresso iminente.

Líderes do Hamas, grupo islâmico que governa a Faixa de Gaza, foram ao Cairo discutir a possível troca do soldado israelense Gilad Shalit, capturado desde 2006, por centenas de palestinos presos em Israel.

Fontes próximas à negociação disseram na segunda-feira que Israel havia abandonado suas objeções à libertação de cerca de 160 presos específicos. Mas ambas as partes contrariaram a expectativa, disseminada pela imprensa árabe, de que a troca de prisioneiros poderia acontecer já na sexta-feira, quando ocorre o feriado islâmico do Eid al Adha.

Israel tradicionalmente rejeita qualquer anistia a palestinos presos por ataques que tenham levado à morte de seus cidadãos. Embora demonstre flexibilidade para tentar libertar Shalit, o governo israelense receia a reação doméstica a um eventual acordo com o Hamas.

"Se houver (a troca), não seremos poupados de uma discussão pública. Não faremos isso como um fato consumado. Vamos permitir que os ministros e o público em geral discutam a questão", disse Netanyahu.

Horas antes, o ministro de Indústria e Comércio, Binyamin Ben-Eliezer, que não faz parte do gabinete de segurança que delibera sobre a troca de presos, disse que um acordo estava "avançando para a conclusão num futuro muito próximo."

Ele disse à Rádio Israel que ainda não havia visto a lista dos prisioneiros que poderiam ser soltos, mas que previa um amplo apoio à libertação de alguns chefes militares do Hamas e de outras facções anti-israelenses.

"Obviamente haverá nomes de assassinos pesados. O governo irá decidir, e espero que a decisão seja positiva", afirmou.

A decisão também causa emoções profundas entre os palestinos, que veem os quase 11 mil compatriotas presos como heróis nacionais.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir