Categoria Economia  Noticia Atualizada em 24-11-2009

Governo prorroga IPI reduzido para carro menos poluente
Mantega nega que medidas t�m a ver com elei��es
Governo prorroga IPI reduzido para carro menos poluente
Foto: http://www.meuparlamentar.com.br

BRAS�LIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje que o governo n�o se pauta pelo ano eleitoral (2010) para adotar medidas de enfrentamento da crise econ�mica, como a decis�o anunciada hoje de estimular com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido a produ��o de ve�culos mais modernos e menos poluentes. A uma pergunta sobre poss�vel car�ter eleitoral da medida, o ministro respondeu: "A crise n�o tem a ver com elei��o."

Ele enfatizou que a preocupa��o do governo � a de estimular a economia e o crescimento com responsabilidade ambiental. "Esta � a mensagem que estamos mandando hoje." Mantega reafirmou que, a partir de agora, na medida do poss�vel, todas as decis�es de incentivo � economia levar�o em conta o est�mulo ao uso de tecnologia ambiental menos poluente e menos consumidora de energia.

Mantega j� havia feito essa declara��o quando do an�ncio da renova��o do incentivo tribut�rio para produtos da linha branca, como geladeiras e m�quinas de lavar, utilizando o chamado "IPI verde".

A medida anunciada hoje para o setor de autom�veis � complementar �s que ser�o divulgadas pelo governo brasileiro na reuni�o de Copenhague (Dinamarca) sobre mudan�as clim�ticas (COP-15). Mantega disse que n�o est� prevista para este ano a ado��o de novas medidas econ�micas associadas � prote��o ambiental.

Governo prorroga IPI reduzido para carro menos poluente.
Mantega nega que medidas t�m a ver com elei��es

Fonte: Agencia Estado por ADRIANA FERNANDES
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir