Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-11-2009

Ônibus de graça e estacionamento para ver a esquadrilha
As pessoas que forem à apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que acontece às 16h de sábado (28), em Cachoeiro de Itapemirim, vão ter uma opção segura de estacionamento.
Ônibus de graça e estacionamento para ver a esquadrilha
Foto: Ass. Com. PMCI


As pessoas que forem à apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que acontece às 16h de sábado (28), em Cachoeiro de Itapemirim, vão ter uma opção segura de estacionamento. Por R$ 2,00, será possível parar o carro no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa e, de lá, pegar um ônibus de graça até o Aeroporto Municipal Raymundo Andrade, onde acontece o show aéreo. O objetivo da prefeitura, que organiza o evento, é evitar os engarrafamentos longos, que podem impedir a população de chegar até o local do show.

"As ruas que levam ao aeroporto são estreitas e não têm vagas para estacionamento. Se as pessoas insistirem em ir de carro até lá, vão dificultar o acesso. Por isso, sugerimos que elas deixem seus carros no parque de exposições e peguem o ônibus até o aeroporto. Depois, o ônibus traz de volta. Quem aderir à idéia vai pagar, apenas, o valor comum do rotativo, que é R$ 2,00", explicou o administrador do aeroporto, Renato Jardim de Souza.

O transporte dos motoristas que deixarem seu carro no parque será gratuito graças a uma parceria entre prefeitura e Flecha Branca, que vai disponibilizar alguns de seus ônibus. Além de deixar seus veículos em local seguro e ajudar a desafogar o trânsito, as pessoas que adotarem a idéia vão colaborar com quem precisa. É que toda a verba arrecadada pelo estacionamento será doada para o Hospital Infantil de Cachoeiro de Itapemirim.

Antes da apresentação de sábado (28), que vai contar com a participação da Banda de Música da Polícia Militar do ES, a Esquadrilha da Fumaça faz uma demonstração, nesta sexta-feira (25), para anunciar e convidar a população para o espetáculo. Capitaneada pelo cachoeirense Major Aloísio Secchin Santos, a esquadrilha chega à cidade, por volta das 15h, dando vôos rasantes sobre o rio Itapemirim e soltando fumaça. O show em Cachoeiro vai ser uma das últimas exibições do major cachoeirense, que é um dos integrantes mais antigos da equipe.



"Queremos fazer uma apresentação completa"

Uma apresentação completa, com todas as manobras da Esquadrilha da Fumaça, é o que promete o Major Aloísio Secchin Santos, um dos integrantes da equipe, caso o tempo esteja bom no próximo sábado (28). Ele, que é natural de Cachoeiro de Itapemirim, contou que é uma satisfação vir a sua cidade natal, onde vai fazer uma de suas últimas demonstrações para o grande público. Mês que vem, o major se despede da esquadrillha, na qual já atua por quatro anos.

Cachoeiro é sua cidade natal. Como é voar aqui?

Major - É sempre uma satisfação poder voltar a voar em Cachoeiro, principalmente agora que estou quase saindo da Esquadrilha da Fumaça. Terei que deixá-la no mês que vem, pois o tempo máximo de permanência na equipe é de quatro anos e eu já estou no quarto. Mas eu gosto da cidade, da "Capital Secreta do Mundo". Saí daí quando tinha, apenas, seis anos, mas costumava visitar meus avós e passar férias aí quando eles eram vivos.

- Você esteve aqui em 2007?

Sim. Eu estive aí não faz muito tempo. Queríamos ter nos apresentado perto da Festa de Cachoeiro, mas não deu. Tínhamos um compromisso no exterior.

- Como será a apresentação no próximo sábado?

Depende. Queremos fazer uma apresentação de bom tempo, que dura, em média 32 minutos e inclui uma passagem de reconhecimento, uma parte que o público também gosta. Também podemos fazer manobras verticais, que só são possíveis quando as nuvens estão mais altas.

- Vocês vão fazer todas aquelas manobras que fazem Brasil afora?

Se o tempo estivem bom, todas.

- Mas e se o tempo não estiver tão bom?

Faremos uma demonstração de mau tempo, que dura, em média, entre 20 e 25 minutos. Geralmente, as condições variam muito, mas se percebermos que dá para esperar uns minutos para uma apresentação mais completa, a gente espera. Temos flexibilidade de horário.


    Fonte: Prefeitura Municipal de Cachoeiro
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir