Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 28-11-2009

México detecta mutação do vírus da gripe "A" em homem morto
México, 27 nov (EFE).- As autoridades de saúde do México detectaram uma mutação do vírus A(H1N1), idêntica à descoberta na Noruega, em um paciente morto em abril, afirmou hoje o comissário nacional para a atenção à gripe, Alejandro Macías.
México detecta mutação do vírus da gripe
Foto: http://www.saudeeforca.com/Imagens/virus_gripe_suina.j


"Não é uma mutação generalizada, é uma mutação que aparentemente é espontânea", explicou Macías em declarações à Agência Efe.

O especialista insistiu em que não existem no mundo evidências claras de que esta mutação seja transmissível, que torne o vírus mais danoso ou mais resistente aos remédios, nem que mude sua formação. Por isso, "a mesma vacina que existe agora vai servir para este vírus", disse.

Recentemente, as autoridades norueguesas reportaram que dois pacientes que morreram de gripe A apresentaram uma mutação conhecida do vírus A(H1N1), o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a pedir maior vigilância em relação a essa variação da doença.

Macías explicou que a mutação identificada na Noruega "não é nova" e "já tinha sido reportada" no Brasil, na China e nos Estados Unidos.

Em território americano, essa variação viral se deu inclusive em casos "leves" de gripe A e não necessariamente em doentes graves, ressaltou o comissário.

"Esta mutação não dificulta o diagnóstico do vírus, já que não tem uma mudança de configuração; por isso, os testes de laboratório que temos continuam funcionando com esse vírus", apontou.

Além disso, "não há evidência de que o vírus com esta mutação seja mais contagioso que os vírus que não a têm", disse o especialista.

"Para nós, neste momento, a mutação não muda nada em questões de saúde pública, políticas de tratamento, de diagnóstico ou vacinação", sustentou Macías.

O Governo do México analisou a sequência de 79 amostras do vírus A(H1N1) do mesmo número de pacientes, entre elas 40 de pacientes de casos graves, e em apenas um deles a mutação foi descoberta.

De acordo com os últimos números disponíveis, o México registrou 65.099 casos de gripe A e 610 mortes causadas pela doença.

Por outro lado, Macías relatou que o país conta com uma reserva estratégica de 100 mil doses do medicamento zanamivir para enfrentar outra mutação do vírus detectada de maneira isolada em alguns países e que torna a doença resistente ao tratamento com oseltamivir, remédio vendido sob a marca Tamiflu.

Esta mutação, que não foi detectada no México, "é muito mais preocupante do que a outra", disse o comissário.

"O vírus sempre está mudando, e a expectativa é de que no ano que vem a vacina já tenha que ser diferente da deste ano", assegurou.

Começou nesta semana no México a campanha nacional de vacinação contra a gripe A, que em sua primeira fase contempla a proteção de funcionários do setor médico e de mulheres com entre seis e nove meses de gravidez. EFE jd/bba





México detecta mutação do vírus da gripe "A" em homem morto
México, 27 nov (EFE).- As autoridades de saúde do México detectaram uma mutação do vírus A(H1N1), idêntica à descoberta na Noruega, em um paciente morto em abril, afirmou hoje o comissário nacional para a atenção à gripe, Alejandro Macías.

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir