Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-11-2009

Escolas de samba de Cachoeiro são capacitadas para o carnaval
Pela primeira vez, as escolas de samba de Cachoeiro de Itapemirim vão ter a chance de se capacitar para fazer bonito no carnaval.
Escolas de samba de Cachoeiro são capacitadas para o carnaval
Foto: o Jornal Online

Cachoeiro-ES

Pela primeira vez, as escolas de samba de Cachoeiro de Itapemirim vão ter a chance de se capacitar para fazer bonito no carnaval. Começou neste sábado (28) um curso de qualificação que a prefeitura vai oferecer às seis agremiações carnavalescas do município. São oficinas de enredo, fantasia, alegoria e adereço que vão contribuir para que as escolas se profissionalizem e agreguem mais qualidade aos seus desfiles a partir de 2010. A capacitação acontece na escola municipal Maria Stael de Medeiros, no bairro Village da Luz, das 8h às 18h.

Na última sexta (27), as agremiações participaram do lançamento do projeto. Uma palestra foi realizada para explicar como as oficinas vão funcionar e de que forma essa orientação vai auxiliar na melhoria do carnaval cachoeirense.

Foram convidados para participar das oficinas cinco integrantes de cada escola de samba, totalizando trinta pessoas. Elas terão aulas práticas e orientações que vão ajudá-las, por exemplo, na criação do enredo dos sambas para o desfile do ano que vem. As demais aulas do curso, promovido pela Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Semac), acontecem no próximo dia 12.

"Esse projeto surgiu da necessidade das próprias agremiações, e a pedido delas. Nós firmamos um compromisso com elas no início do ano e prometemos investir no carnaval da cidade. Isso vai ser um investimento e não uma despesa. Certamente esse dinheiro vai voltar para o município, pois com um desfile de maior qualidade técnica e visual a quantidade de pessoas que ficam no município e o visitam durante a festa vai aumentar", explica a secretária de Arte e Cultura, Cristiane Fagundes.

Para o ano que vem, a Semac pretende oferecer, pelo menos, mais duas oficinas: a de bateria e a de mestre-sala e porta-bandeira. A capacitação é uma das ações que prefeitura promove para valorizar a festa popular mais tradicional da cidade. "Estamos preparando um carnaval para a família, com muita beleza e segurança", afirma Cristiane.

disponível em: http://www.ojornalonline.com.br/home/conteudo.asp?codigo=4493

Fonte: O Jornal Online
 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir