Categoria Economia  Noticia Atualizada em 30-11-2009

Bolsa de Dubai fecha em queda de 7,3%
� o 1� dia de neg�cios no Emirado desde an�ncio de morat�ria.Mercado esteve fechado desde 26 de novembro por feriado.
Bolsa de Dubai fecha em queda de 7,3%
Foto: AFP

A bolsa de valores de Dubai encerrou a segunda-feira (30) em queda de 7,3%, a maior desde 8 de outubro de 2008, depois do emirado ter anunciado um adiamento no pagamento de bilh�es de d�lares em d�vida.

Leia tamb�m:
Entenda a crise em Dubai

J� o mercado acion�rio de Abu Dhabi, outro emirado que forma os Emirados �rabes Unidos, despencou 8,3%, a maior perda di�ria da hist�ria do �ndice.

Os pap�is de bancos e do setor imobili�rio foram os mais atingidos. Das 32 a��es da bolsa de Dubai, 18 encerraram no limite de baixa, o que aconteceu com 28 dos 60 pap�is de Abu Dhabi.

"As incertezas continuam e tudo o que precisamos � um comunicado ou algum tipo de orienta��o", disse Chamel Sahmy, operador do Beltone Financial.

Na v�spera, o banco central dos Emirados �rabes Unidos anunciou um novo instrumento de liquidez adicional para os bancos comerciais.

Pagamento atrasado

Dubai pegou os mercados de surpresa na �ltima quarta-feira ao pedir aos credores da estatal Dubai World, o conglomerado por tr�s de sua r�pida expans�o, e da Nakheel, construtora de suas ilhas, que aguardem o pagamento de bilh�es de d�lares em d�vida, em um primeiro passo de uma reestrutura��o.

"� muito dif�cil prever o que vai acontecer ou quando as coisas v�o se estabilizar", disse Hashem Montasser, diretor-gerente do banco.

"Precisamos de mais esclarecimentos para tomar decis�es de uma melhor forma. No entanto, n�o h� necessidade para p�nico."

As bolsas dos Emirados �rabes Unidos estiveram fechadas pelo feriado de Eid al-Adha em 26 de novembro e nesta semana operam apenas nesta segunda-feira e na ter�a-feira.

"A confian�a do investidor leva anos para ser constru�da e segundos para ser destru�da", afirmou Matthew Wakeman, diretor-gerente de a��es do EFG-Hermes.

"Provavelmente n�o haver� estabiliza��o at� a pr�xima semana, j� que esta semana � curta."

Bolsa de Dubai fecha em queda de 7,3%
� o 1� dia de neg�cios no Emirado desde an�ncio de morat�ria.
Mercado esteve fechado desde 26 de novembro por feriado.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir