Categoria Politica  Noticia Atualizada em 01-12-2009

Países da Alba não reconhecem eleições presidenciais "ilegais" em Honduras
Bloco de esquerda pediu a ibero-americanos que rejeitem governo Lobo. Nota foi divulgada durante a Cúpula Ibero-Americana em Portugal.
Países da Alba não reconhecem eleições presidenciais
Foto: www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=184774

Os países-membros da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba) afirmaram nesta terça-feira (1), em uma nota divulgada no balneário português de Estoril, que não reconhecem as eleições "ilegais e ilegítimas" de domingo em Honduras e pediram aos demais países ibero-americanos que façam o mesmo.

Além disso, advertem à comunidade internacional que reconhecer este pleito "representa um nefasto precedente que colocaria em risco a estabilidade e a existência das democracias" na região, acrescenta o comunicado divulgado pela delegação venezuelana na 19ª Cúpula Ibero-Americana.

Os países da Alba apoiam os esforços do governo do presidente deposto Manuel Zelaya diante das instâncias jurisdicionais internacionais para levar "à justiça os autores intelectuais e materiais do golpe de Estado e os responsáveis pelas violações aos direitos humanos e às perseguições políticas em Honduras".

Eles apóiam também a solicitação apresentada diante da ONU para a "formação de um Tribunal Internacional para julgar esse tipo de crimes".

Além disso, reiteram o conteúdo da "Declaração Especial sobre Honduras" realizada em Cochabamba, em 19 de outubro.

O bloco da Alba é formado pelo Equador, Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua, Honduras, Dominica, São Vicente e Granadinas, e Antígua e Barbuda.

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, da Bolívia, Evo Morales, Nicarágua, Daniel Ortega e Cuba, Raúl Castro, não foram à cúpula.

O equatoriano, Rafael Correa, que foi o primeiro a chegar à reunião foi também o primeiro a ir embora.

Os países ibero-americanos tentam na cúpula de Estoril chegar a um consenso das posições sobre o reconhecimento das eleições em Honduras, objetivo difícil de alcançar, segundo diversas fontes.

Países da Alba não reconhecem eleições presidenciais "ilegais" em Honduras
Bloco de esquerda pediu a ibero-americanos que rejeitem governo Lobo.
Nota foi divulgada durante a Cúpula Ibero-Americana em Portugal.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir