Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-12-2009

Faculdade dos EUA recusa formatura a alunos obesos
Universidade de Lincoln, na Pensilv�nia, exige que estudantes fa�am tr�s horas de Educa��o F�sica.
Faculdade dos EUA recusa formatura a alunos obesos
Foto: www2.fcsh.unl.pt/cadeiras/plataforma/foralinh..

Uma universidade dos Estados Unidos est� provocando pol�mica ap�s anunciar que vai recusar a formatura de alunos obesos.

Em 2006, a Lincoln University, em Oxford, no Estado da Pensilv�nia, havia obrigado os estudantes com �ndice de massa corp�rea (IMC) acima de 30 - um indicador de obesidade - a praticar Educa��o F�sica tr�s horas por semana.

O curso inclui atividades como hidrogin�stica, aer�bica e artes marciais.

Agora que a primeira turma est� para se formar, os que n�o reduziram seu IMC correm o risco de n�o conseguirem se formar.

"Cerca de 15% de nossos alunos n�o conseguiram um IMC menor que 30, portanto, esperamos que dezenas deles n�o completem o curso", disse � BBC James L. DeBoy, chefe do departamento de Sa�de, Educa��o F�sica e Recrea��o da universidade.

"Epidemia"
LeBoy defendeu a decis�o da institui��o, dizendo que "tempos dr�sticos requerem medidas dr�sticas".

"Estamos em meio a uma epidemia de obesidade nos Estados Unidos, e sabemos que a obesidade se associa a doen�as do cora��o, diabetes, acidentes vasculares-cerebrais, c�ncer e problemas �sseos e musculares", afirmou.

Mas muitos alunos vieram a p�blico para reclamar da universidade.

"O requisito do IMC � rid�culo", definiu Sharifa Riley, aluna de jornalismo, � BBC.

"Estou perfeitamente consciente de que a obesidade est� se tornando um problema, principalmente para pessoas da nossa idade. Mas os estudantes v�m � universidade para receber uma educa��o", disse. "Para mim, trabalhar durante quatro anos para chegar ao final do meu curso e algu�m me dizer que n�o posso me formar por causa do meu peso, n�o tem nada a ver."

Em entrevista � rede CNN, o professor de Direito David Kairys, da Universidade de Temple, tamb�m na Pensilv�nia, disse que, do ponto-de-vista legal, a exig�ncia da Lincoln parece "paternalista" e "intrusiva".

"O curso de fitness deveria ser uma escolha do estudante", concluiu.

Faculdade dos EUA recusa formatura a alunos obesos
Universidade de Lincoln, na Pensilv�nia, exige que estudantes fa�am tr�s horas de Educa��o F�sica.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir