Categoria Politica  Noticia Atualizada em 01-12-2009

Bancada do DEM propõe prazo para Arruda explicar mensalão
Governador de Brasilia tem prazo para explicar suposta propina
Bancada do DEM propõe prazo para Arruda explicar mensalão
Foto: http://4.bp.blogspot.com/_YbYKVkZpJOI/SBNH15h78TI/AAAA


A maioria da bancada do Democratas no Senado decidiu nesta terça-feira encaminhar à Executiva Nacional da legenda posição favorável a dar um prazo de dez dias para que o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), explique sua participação e responsabilidade no esquema do mensalão no DF. Reunidos a portas fechadas no Senado, outros parlamentares, como Demóstenes Torres (DEM-GO), avaliaram ser preciso uma expulsão sumária de Arruda da agremiação e apresentarão uma petição à parte para que a Executiva analise também essa possibilidade.
Uma reunião da Executiva Nacional do DEM, agendada para as 16h, deve selar o futuro do governador no partido.
"Há consenso em relação à abertura do processo disciplinar, há consenso para que o prazo - a conclusão - não exceda 10 dias entre a abertura do processo e a votação do relatório, mas há também posições da bancada pró rito sumário", afirmou o líder da legenda no Senado, José Agripino (DEM-RN).
"Há um consenso pela abertura de processo disciplinar. Vamos nos reunir com deputados para tentar formar uma posição consensual. As pessoas do Senado estão indignadas com tudo o que está acontecendo em Brasília e acham que o episódio precisa de um desfecho rapidamente", disse, relembrando que, assim como José Roberto Arruda exonerou sumariamente todos os subordinados supostamente envolvidos no esquema, a ele também foi oferecida a proposta de desfiliação voluntária do DEM.
"Talvez fosse o caso de ele tomar a iniciativa (de deixar o DEM). Foi proposta a ele a desfiliação voluntária. Os fatos são dolorosos para todos aqueles que fazem o partido", afirmou, se negando, em seguida, a dar voz à tese de Arruda segundo a qual podem ter sido manipulados alguns vídeos que exibem imagens dele e de deputados distritais recebendo suposta propina.
"Os fatos são extremamente graves para você entrar (na história de) se essa ou aquela imagem foi manipulada. O clima no partido é muito ruim para o governo Arruda. O conjunto de (provas) também", disse Agripino. Possivelmente também nesta tarde, o PSDB, aliado frequente do DEM, decida se mantém ou não a aliança com os Democratas.
Único governador do DEM no Brasil, Arruda aparece em um vídeo, durante as investigações feitas pela PF, recebendo maços de dinheiro. As imagens foram gravadas pelo então secretário de Relações Institucionais da gestão do político democrata, Durval Barbosa. Réu em 37 processos, Barbosa denunciou o esquema por conta da delação premiada, acordo feito com a Justiça para diminuição de pena em uma eventual condenação judicial.
O mensalão do DEM, cujos vídeos foram divulgados neste fim de semana, é resultado das investigações da operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. O esquema de desvio de recursos públicos envolvia empresas de tecnologia para o pagamento de propina a deputados da base aliada.
Entre as diversas gravações existem imagens de Leonardo Prudente, acompanhado do deputado Júnior Brunelli (PSC) e do próprio Durval Barbosa fazendo uma oração pelas "bênçãos" alcançadas.
As investigações da Operação Caixa de Pandora apontam indícios de que Arruda, assessores, deputados e empresários podem ter cometido os crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, crime eleitoral e crime tributário.






Bancada do DEM propõe prazo para Arruda explicar mensalão
Governador de Brasilia tem prazo para explicar propina

Fonte: Terra
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir