Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-12-2009

Presidente do Afeganistão apoia aumento do contingente militar dos EUA no país
Karzai recebeu visita do chefe das tropas da Otan no país.Obama anunciou envio de mais 30 mil militares ao front afegão.
Presidente do Afeganistão apoia aumento do contingente militar dos EUA no país
Foto: AFP

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, apoia a ordem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de enviar mais 30 mil tropas ao Afeganistão, disse nesta quarta-feira (2)o comandante dos Estados Unidos e da Otan, depois de encontro com Karzai em Cabul.

O líder afegão ainda enfatizou a necessidade de explicar o aumento de tropas ao seu povo, segundo o general Stanley McChrystal.

"Foi muito positivo. O presidente estava muito animado, resoluto nessa manhã", disse McChrystal a repórteres em Cabul.

"O ministro afegão das Relações Exteriores saúda esta nova estratégia", declarou à AFP o porta-voz da diplomacia afegã, Mohamed Zahir.

Cronograma
A presidência do Afeganistão também reagiu positivamente ao cronograma anunciado para a redução das forças no país, estimando será um impulso para o fortalecimento e a autosuficiência das forças afegãs.

"A República Islâmica do Afeganistão considera o cronograma para a redução das forças americanas uma oportunidade para crescer no setor de segurança do Afeganistão e uma oportunidade para a autosuficiência", disse Karzai.

O governo afegão "não poupará esforços e cooperação" para implementar as metas da estratégia americana, segundo o comunicado divulgado pelo gabinete de Karzai.

Presidente do Afeganistão apoia aumento do contingente militar dos EUA no país
Karzai recebeu visita do chefe das tropas da Otan no país.
Obama anunciou envio de mais 30 mil militares ao front afegão.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir