Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-12-2009

Presidente da Câmara do DF vai pedir na Justiça reintegração de posse
Sessão será feita à tarde em local que será divulgado momentos antes. Assessoria disse que a cabe à Justiça definir melhor forma de reintegração.
Presidente da Câmara do DF vai pedir na Justiça reintegração de posse
Foto: www.cl.df.gov.br/cldf/noticias/cabo-patricio-..

O presidente interino da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Cabo Patrício (PT), vai pedir nesta quinta-feira (3) na Justiça a reintegração de posse da sede do poder Legislativo local, ocupada por manifestantes desde a tarde de quarta-feira (2).

Segundo a assessoria do deputado, a sessão plenária prevista para hoje, que deve escolher o novo corregedor da Casa, vai ocorrer em outro lugar, que só deve ser divulgado momentos antes de começar.

Ainda de acordo com a assessoria do presidente, a Justiça vai definir a melhor forma de reintegração – mas o deputado não deve autorizar a entrada da Polícia Militar na Casa. Somente com o aval dele é que a polícia pode passar da porta da Câmara. Internamente, quem é responsável pela segurança é a Polícia Legislativa.

A ideia é fazer o pedido em caráter liminar, para acelerar o processo. Os manifestantes ainda não foram informados oficialmente da decisão de Patrício. Eles decidiram que estão dispostos a sair do plenário para que a sessão ocorra se a pauta a ser discutida for única e exclusivamente relacionada ao impeachment do governador José Roberto Arruda e do vice, Paulo Octávio (ambos do DEM), aos processos por quebra de decoro parlamentar ou à CPI para investigar um suposto esquema de corrupção no governo.

Nesta quarta, cerca de 150 manifestantes invadiram o plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal em protesto contra as denúncias de corrupção envolvendo políticos de Brasília. Com um caixão, eles quebraram duas portas de vidro da Casa e subiram na Mesa Diretora. Para evitar mais depredação, seguranças retiraram computadores e outros objetos do plenário.

Os manifestantes – estudantes e pessoas com bandeiras do PSTU – gritaram palavras de ordem e frases como "O Arruda vai cair" e "Arruda na Papuda, PO no xilindró". Papuda é uma prisão em Brasília e PO é como é conhecido o vice-governador, Paulo Octávio (DEM).

Antes do protesto, os manifestantes fizeram uma espécie de carreata em volta da Câmara, com meias e cuecas. Após invadirem o plenário, eles picharam com giz as mesas dos deputados.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir