Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-12-2009

Congresso de Honduras conclui sessão que rejeitou volta de Zelaya
Presidente deposto disse que decisão é "vergonhosa". Zelaya teve 14 votos a favor, contra 111 de seus opositores.
Congresso de Honduras conclui sessão que rejeitou volta de Zelaya
Foto: www.sitepopular.com.br/.../zelaia250709.html

O Congresso hondurenho rejeitou nesta quarta-feira (2) a restituição do presidente deposto Manuel Zelaya. A votação só foi concluída na madrugada desta quinta-feira (3) - horário no Brasil. Total de 111 deputados votaram contra e 14 a favor do antigo líder. Ausentes, três deputados não votaram.

Confira ao lado o relato do enviado especial da TV Globo, José Roberto Burnier

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, classificou como "vergonhosa" a decisão do Congresso hondurenho não restituí-lo ao poder.

"O resultado envergonha esta nação. Historicamente, serão julgados", disse Zelaya referindo-se ao resultado que ratificou o decreto que o destituiu do cargo no dia 28 de junho.

A responsabilidade do Congresso pela decisão sobre a restituição do líder deposto estava prevista no acordo Tegucigalpa San-José, assinado em outubro por representantes de Zelaya e do governo interino, liderado por Roberto Micheletti.

Com a decisão, o Congresso ratifica a medida que adotou em 28 de junho, quando destituiu Zelaya, que poucas horas antes foi levado à Costa Rica por um grupo de militares que o expulsaram de sua residência.

Zelaya voltou a Honduras em setembro e está refugiado na Embaixada Brasileira na capital, Tegucigalpa, desde então.

Sem apoio
Mais cedo,o Partido Nacional já havia decidido não dar seu apoio à volta de Zelaya ao poder. O partido é a sigla de Porfírio Lobo, presidente eleito nas eleições presidenciais hondurenhas de 29 de novembro.

O acordo Tegucigalpa-San José determinava que fosse avaliada pelo Congresso a volta ao poder de Zelaya. Na realidade, em tese, a volta de Zelaya valeria até a posse do futuro presidente, Porfirio Lobo, que venceu as eleições presidenciais do último domingo (29).

O enviado especial da TV Globo a Honduras, o repórter José Roberto Burnier, relatou que um vídeo contra a volta de Zelaya foi exibido no próprio Congresso, momentos antes da sessão. "Num cenário que deveria ser imparcial, houve a apresentação de um vídeo aos deputados contra Zelaya, o que causou uma certa estranheza", contou o repórter, de Tegucigalpa.

Cerca de 300 manifestantes, de acordo com o repórter, foram isolados pela polícia a duas quadras do Congresso. Um forte esquema de segurança cercou o Congresso, com pelo menos duas fileiras de soldados armados impedindo o acesso da multidão.

Congresso de Honduras conclui sessão que rejeitou volta de Zelaya ao poder
Presidente deposto disse que decisão é "vergonhosa".
Zelaya teve 14 votos a favor, contra 111 de seus opositores.





Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir