Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-12-2009

Atentado com explosivos mata 15 em hotel na Somália
Ataque ocorreu durante cerimônia de graduação com membros do governo.Três ministros do país estão entre as vítimas.
Atentado com explosivos mata 15 em hotel na Somália
Foto: www.sitepopular.com.br/.../zelaia250709.html

Um atentado com explosivos a um hotel de Mogadíscio, onde acontecia uma cerimônia de graduação com a presença de vários ministros do Governo Federal de Transição da Somália, matou 15 pessoas, entre elas três ministros.

Segundo uma testemunha da explosão no Hotel Shamo, na capital somali, "há pelo menos 15 mortos, entre eles três ministros do governo, um médico e dois jornalistas, além de vários graduandos".

Cerca de 40 alunos de diversas especialidades da Universidade Banadir, em Mogadíscio, receberiam seus diplomas, quando aconteceu a explosão. Várias centenas de pessoas, entre parentes e amigos dos graduandos, estavam no local para a cerimônia.

O governo de transição, liderado pelo presidente Sharif Sheikh Ahmed, apoiado pela comunidade internacional e pelas tropas da missão da União Africana no país (Amisom), tem pouco controle do território somali e luta contra as milícias radicais islâmicas.

Uma parte de Mogadíscio está sob o controle do governo e da Amisom, mas outras área são controladas pela milícia do Al-Shabaab, vinculada à al-Qaeda e que busca instaurar um regime muçulmano radical, de caráter wahhabista, nos países da África Oriental, com o apoio de combatentes estrangeiros.

O Al-Shabaab realizou na Somália diversos atentados contra alvos do governo e da Amisom.

A Somália vive em meio ao caos político e sem um governo efetivo desde 1991, quando o ditador Siad Barre foi derrubado por "senhores da guerra" e milícias de grupos tribais, que combatem desde então entre elas e com os radicais islâmicos pelo controle territorial do país.

Atentado com explosivos mata 15 em hotel na Somália
Ataque ocorreu durante cerimônia de graduação com membros do governo.
Três ministros do país estão entre as vítimas.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir