Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-12-2009

Ministro Edson Santos assina acordo com prefeitura de Cachoeiro
O ministro Edson Santos, titular da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), confirmou que vai assinar, em Cachoeiro de Itapemirim, a adesão do município ao Fórum Intergovernamental de Políticas de Igualdade Racial (Fipir
Ministro Edson Santos assina acordo com prefeitura de Cachoeiro
Foto: José Rubens Brumana

O ministro Edson Santos, titular da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), confirmou que vai assinar, em Cachoeiro de Itapemirim, a adesão do município ao Fórum Intergovernamental de Políticas de Igualdade Racial (Fipir). Com a adesão, Cachoeiro vai receber cooperação técnica e financeira para implementar as políticas de igualdade racial conduzidas pela secretaria. O ministro visita Cachoeiro nesta segunda-feira (07), e a assinatura da adesão acontece no gabinete do prefeito Carlos Casteglione, às 11h.

O objetivo do fórum é articular, capacitar, planejar, executar e monitorar ações de promoção da igualdade racial. Segundo a coordenadora nacional do Fipir, Maria do Carmo Pereira da Silva, quem faz a adesão tem uma série de facilidades. "É o caso da identificação e atendimento das demandas relacionadas com o tema igualdade racial, e, ainda, a prioridade na hora de acessar os recursos, principalmente os relacionados com a Agenda Social Quilombola, que envolve 23 ministérios e órgãos federais", explicou.

Cachoeiro já possui duas comunidades reconhecidas oficialmente como remanescentes de quilombos: Vargem Alegre e Monte Alegre. Segundo o ministro Edson Santos, todos os estados, o Distrito Federal e 533 municípios já aderiram ao Fórum. A meta prevista para 2010 é de 800 prefeituras. O ministro lembrou que é necessário que todos assumam a responsabilidade institucional na implementação das políticas de promoção de igualdade racial. "São medidas que vão garantir uma melhoria na qualidade de vida da população quilombola e a manutenção dessa cultura no nosso país, além da implementação da legislação que vai possibilitar formar uma nova consciência, principalmente entre nossas crianças e jovens, sobre a presença e o papel do negro na formação do Estado brasileiro", afirmou o ministro.

Além de assinar a adesão de Cachoeiro ao Fipir, o ministro participa de uma sessão especial na Câmara de Veredores, às 14h, quando vai receber homenagens. A visita do ministro Edson Santos à Cachoeiro está sendo organizada pela vereadora Arlete Brito (PT).

Edson Santos é carioca, formado em Ciências Sociais. Começou a carreira politica militando no movimento estudantil, onde foi diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) na década de 1980. Foi filiado ao PC do B de 1985 até 1994 quando se filiou ao PT. Foi vereador no Rio e entre as leis aprovadas está a que decretou feriado em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, data da morte de Zumbi dos Palmares. Eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro em 2006, se licenciou para assumir a Seppir.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir